Guia dos Dentes

Saiba mais sobre dentes inclusos: um mal que não pode ser visto

Por Redação Doutíssima 02/08/2013

incluso-6

Quando se fala em arrancar dentes já é uma dor de cabeça para todos, mas quando o dente é incluso, o problema é bem mais sério e chato. Normalmente são casos que precisa do especialista em cirurgia e normalmente tem um custo bem mais elevado, um pós-operatório mais complexo e uma cirurgia de extração mais demorada, porém bastante confortável.

incluso-2

O que são os dentes inclusos?

São os dentes que não nascem na época certa ou perto da época certa. Eles ficam totalmente dentro do osso e não aparecem na cavidade bucal.

Veja também: aparelho ortodôntico autoligado 

Os mais comuns são os terceiros molares ou “dentes do juízo” mas vários tipos de dentes podem ficar inclusos por diversos motivos como:

  • Falta de espaço para ele nascer
  • Osso ou mucosa muito resistentes e difíceis de furar
  • Dentes muito volumosos ou largos
  • Dentes de leite que demoram demais para cair ou que caem muito antes do tempo
  • Dentre outros motivos

incluso-1

Toda vez que o dente fica incluso preciso arrancar?

Felizmente não. Uma parte dos dentes inclusos é de terceiros molares e nesses casos normalmente a exodontia é indicada para evitar problemas futuros como cistos ou tumores.

Mas em vários casos também acontece de dentes como caninos permanentes ficarem inclusos. Nesses casos pode ser feito o que chamamos de tracionamento ortodôntico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Vamos falar de maneira mais completa sobre ele em próximas conversas mas para entendermos de imediato o tracionamento ortodôntico, é uma técnica que o ortodontista faz em cooperação com o cirurgião e que podemos dizer que faz o “dente nascer” através de utilização de aparelho.

Saiba mais sobre: medo de arrancar dente?

incluso-5

Preciso ir para o hospital para arrancar um dente incluso?

Não, é uma cirurgia que já se tornou relativamente simples e é feita no próprio consultório do dentista, com anestesia local ou pode-se usar sedação leve.

Tem uma série de cuidados que devem ser seguidos para que tudo fique bem no final. Cuide dos seus dentes e tenha o prazer de um sorriso belo e saudável.