Cabelos

Mitos e verdades sobre cabelos envelhecidos

Por Redação Doutíssima 05/08/2013

Ao contrário do que muita gente pensa, os cabelos brancos não são o único sinal dos cabelos envelhecidos e nem tampouco aparecem só depois de uma certa idade. Especialistas afirmam que outros fatores são responsáveis pelo envelhecimento dos cabelos, como por exemplo, alterações bioquímicas e hormonais, distúrbios alimentares, stress, alcoolismo, tabagismo, entre outros. Conheça agora alguns mitos e verdades sobre os cabelos envelhecidos.

g_0209moda-20grisalho01

Cabelo danificado x Cabelo envelhecido

A diferença entre um cabelo danificado e um cabelo envelhecido é que o cabelo danificado sofreu alguma agressão externa, como escovas e tratamentos químicos, causando então uma alteração na haste pilosa, responsável pelas pontas duplas, opacidade e quebra. Já os cabelos envelhecidos são aqueles que recebem alguma interferência interna, sofrendo alteração em toda a estrutura dos fios, tornando-os menos espessos e densos e aos poucos brancos.

 

Como o cabelo envelhece?

O envelhecimento do cabelo é um processo gradual, a partir de os 20 anos de idade o cabelo começa a mudar e a envelhecer e com o passar do tempo, o número de fibras capilares novas diminui, fazendo com que o cabelo seja menos espesso. Quando chegamos aos 40 anos, a grossura das fibras também fica menor. Além dos fatores como stress e deficiências nutricionais, que ajudam a acelerar o processo de envelhecimento dos cabelos, o principal fator é sem dúvida cronológico, ligado às altereções biológicas e hormonais pelas quais passamos com o decorrer dos anos. Para termos uma ideia, quando nascemos, nós possuimos 1000 fios/cm2 do couro cabeludo, porém aos 30 anos essa soma diminui para 600 fios/cm2.

 cbl

 

Como evitar ou adiar o envelhecimento do cabelo?

Uma alimentação balanceada e o controle os seus níveis de stress aliados a produtos com fórmulas capazes de atuar dentro do bulbo capilar, ajudam a retardar o processo de envelhecimento dos cabelos. Pequenas atitudes como deixar o cabelo secar naturalmente, usar escovas e pentes largos e tratar com máscara capilar ao menos uma vez por semana também ajudam a aumentar a vitalidade dos cabelos.

 

Fonte: Bolsa de Mulher