[the_ad_group id="16403"]
Guia dos Dentes

Restauração de metal ou restauração de resina?

Por Redação Doutíssima 05/08/2013

troca-6

Há algum tempo atrás as restaurações de metal eram feitas em larga escala, inclusive nos postos de saúde. Com o tempo, percebeu-se diversos problemas que a restauração de metal apresentava e que não justificavam continuar usando somente pela sua resistência. Com isso, começou a ser feito um número grande de pesquisas em busca de melhorias em materiais que já existiam mas não eram resistentes o suficiente.

 

troca-1

 

 

Saiba mais sobre: Leucoplasia

A restauração de metal nada mais é do que uma liga metálica que se chama amálgama. No meio dessa mistura que forma a liga existe uma substância muito conhecida por nós que se chama mercúrio. O mercúrio causa intoxicação quando utilizado de forma crônica, ou seja, uma restauração que nunca sai da boca, ele pode afetar gravemente:

  • O Rim.
  • O Sistema Nervoso.
  • O tecido conectivo, etc.

troca-3

 

 

Veja também: perguntas e respostas 

Que tipos de doenças essa intoxicação por mercúrio pode causar?

  • Parkinson.
  • Esclerose múltipla.
  • Doenças endócrinas.
  • Enxaqueca.
  • Alzheimer.
  • Doenças do colágeno.

Hoje em dia já não utilizo mais as restaurações de amálgama e sempre que posso, aconselho a troca dessa restauração, por restaurações em resina ou coroas em porcelana, para meus pacientes.

 

troca-2

 

 

É preciso entendermos que essa restauração é colocada sem nenhum agente de união, também conhecido como “cola” ou “adesivo”. Então, o metal é colocado por compressão e com isso se adere por força. Quando se retira esse metal, em casos que a cavidade a ser trabalhada é bem profunda, pode comprometer a polpa e ter que ser feito canal.

 

troca-5

 

 

Atualmente as resinas são de extrema qualidade e perfeitamente da cor dos dentes. O poder do metal que era a resistência já foi substituído pelas resinas que são extremamente fortes e adesivadas no dente o que gera além de resistência um melhor vedamento da mesma.

 

troca-4

 

 

Cuide dos seus dentes, melhore seu sorriso e tenha a certeza de que você não estará correndo o risco de estar sendo intoxicado pelo mercúrio.


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]