Guia dos Dentes

A língua e os sabores

Por Redação Doutíssima 06/08/2013

14

Hoje vamos falar de um dos grandes prazeres mundanos, a gula, o paladar. O órgão responsável por está espetacular capacidade sensitiva humana é a língua. Sua superfície superior é coberta por papilas gustativas que são capazes de detectar o amargo, salgado, azedo e doce dos alimentos. 

12

A língua serve para:

  1. Filtro de germes
  2. Se move em torno de comida, dentro da boca, antes de engolirmos o famoso “bolo alimentar”.
  3. Sentir o sabor dos alimentos e bebidas

Como reconhecemos o gosto?

O Gosto é como o ser humano(vamos falar só de nosso espécie, tá? ) reconhece e detecta, através de células receptoras gustativas, as quais são agrupadas formando as papilas gustativasA língua tem uma grande quantidade de papilas gustativas. Quando as papilas detectam as partículas de alimento, elas enviam sinais para o cérebro levando informações sobre o seu “gosto”. 

15

Cada parte da língua identifica um tipo de sabor, por causa dos receptores:

Cada célula tem um tipo de receptor de gosto que se ligam a moléculas e íons específicos em resposta às várias sensações gustativas, conectados a um neurônio sensorial que leva de volta para o cérebro. Essa é a sequência que “papai do céu” criou para que nós possamos sentir os mais variados e deliciosos gostos.

13

Como todas as sensações são processadas no cérebro, pessoas diferentes gostam de coisas diferentes. Apesar de que uma única célula pode ter vários tipos de receptores, em uma pessoa o receptor do azedo pode ser mais ativa que o receptor do salgado e em outra pessoa o contrário. Com isso, o gosto é compreendido de forma diferente e o gostar ou não de algo segue o mesmo raciocínio.

11

Então agora você tem o dom de sentir um gosto com o cérebro e não somente com a boca. Entenda a complexidade dessa obra divina que se chama paladar e dê margem à criatividade na hora de sentir o gosto.

Para deixar seus conhecimentos mais completos, tente conhecer o novo sabor que se chama Umami que muitas vezes é usado como um realçador de sabor em pratos asiáticos, carnes processadas e queijos processados.