Filhos

Como estimular a inteligência do seu bebê

Por Redação Doutíssima 06/08/2013

1 bebe

Nosso bebê é a nossa vida. Quando aquela coisinha linda começa a demonstrar sua inteligência então, qual é o pai e a mãe que não se derrete inteiro? Pesquisas demostram que a inteligência das crianças é sim herdada dos pais, mas existem instrumentos e atitudes que podem ser tomadas em casa para facilitar e estimular o desenvolvimento intelectual do seu bebê. De acordo com cada idade, o neuropediatra Sócrates Salvador recomenda atividades estimulantes para a criança.

Bebês de até 3 meses:

Desperte a curiosidade e o interesse pela visão. Quando o bebê estiver no colo, não o vire para si, deixe que ele olhe para o mundo ao redor. Também é interessante usar móbiles no berço. Mostre fotos grandes de pessoas com quem ele tenha sempre contato, apontando para elas dizendo seus nomes.

Bebês entre 3 e 6 meses:

Trabalhe o momento de sensibilidade aguçada do seu filho através da língua. Nessa fase ele tende a colocar tudo na boca. Ofereça a ele brinquedos de borracha com diferentes texturas.

Bebês entre 6 e 9 meses:

Seu bebê está começando a engatinhar e começar a usar a voz para a comunicação. Fala com ele sempre usando as palavras corretas. Não fale na “língua dos bebês”, pois ele tende a copiar. Evite usar o andador, eles não fortalecem os músculos do quadril. Seu filho também está desenvolvendo o paladar. Ofereça alimentos diversificados em sabor.

Bebês entre 9 e 12 meses:

Essa é a fase de maior desenvolvimento da capacidade motora e de identificação de objetos para o seu bebê. Sempre que seu filho apontar para objetos, diga o nome do objeto para que ele aprenda. Quando for brincar, mostre as opções de brinquedos dizendo seus nomes “Você quer o carro ou o cavalo?”.

Bebês entre 12 e 18 meses:

Nessa idade, dê brinquedos de encaixar para seu bebê, pois lhe trarão a noção de espaço.

Bebês entre 18 meses e 2 anos:

Agora ele deve ser incentivado a brincar com outras crianças. Conte histórias para ele. Os brinquedos de encaixe com cubos e blocos que ensinam sobre altura, gravidade, peso e dimensões físicas devem continuar a serem usados na rotina do seu filho.   Vale também uma dica para crianças de todas as idades. Cientistas perceberam mais conexões neurológicas no cérebro de crianças que mantinham contato com a música. Quando bebê, coloque músicas tranquilas para seu filho escutar mesmo enquanto brinca. Quando maior, inicie-o em aulas de instrumentos. Processos intelectuais importantes como raciocínio não-verbal, lógica, pensamento abstrato, memória, capacidade analítica, concentração e a audição serão estimulados no seu filho.   Fonte: Seleções, Zero hora, Abril.