Guia dos Dentes

Saiba como extrair o dente de lente do seu filho com segurança

Por Redação Doutíssima 06/08/2013

Um marco da vida de qualquer criança é quando ela perde seu primeiro dente de leite. Embora seja algo natural, alguns pais têm receio desse momento, pois nem sempre o dente cai sozinho. A boa notícia é que usando a técnica correta no momento certo, a extração pode ser feita com segurança.

 

Dente de leite: quando começam a cair

As crianças geralmente ficam ansiosas para perder seu primeiro dente de leite e receber a visita da famosa fada do dente. No entanto, elas também ficam nervosas quando esse momento se aproxima. As maiores preocupações são com a dor e sobre quando outro dente irá crescer em seu lugar.

dente de leite

Se o dente da criança estiver mole, evite técnicas dolorosas para arrancá-lo. Foto: iStock, Getty Images

Somando-se à ansiedade dos pequenos, os pais muitas vezes não têm certeza se a perda do dente está acontecendo na idade apropriada. De acordo com o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO – RN), as crianças começam a perdê-los por volta dos seis anos. Com 12 ou 13 anos geralmente já caíram todos os dentes de leite.

 

Normalmente, os dentes caem na ordem em que nasceram. Na maioria das vezes, os dois dentes inferiores são os primeiros, seguidos pelos dois dentes superiores da frente. Na sequência vêm os incisivos, molares, caninos e segundos molares.

 

Como extrair um dente de leite com segurança

É comum o dente de leite cair sozinho, enquanto seu filho está comendo ou mexendo no dente já frouxo. Mas às vezes ele fica preso e, nesses casos, é preciso ter calma. Nada de recorrer a técnicas malucas para arrancá-lo, já que você pode machucar a gengiva da criança ou até mesmo não o extrair por completo.

 

A forma adequada é estimular a criança a fazer o dente de leite cair sozinho, com movimentos suaves de vai e vem. Se mesmo assim ele não cair e estiver preso por um pequeno pedaço de pele da gengiva, os pais podem ajudar. Para isso, basta usar uma gaze, envolver o dente segurando-o firme e, com um leve movimento, ele deverá sair junto com a gaze.

 

Após a extração, mantenha uma gaze limpa por alguns minutos no local para estancar um possível sangramento – normal nessa condição. Caso não consiga retirar o dente de leite do seu filho ou notar que a gengiva está inchada, procure um dentista para que ele faça o procedimento de extração.

 

Escovação e uso do fio dental

É importante ajudar seu filho com a escovação até os sete a 10 anos de idade. Nessa fase, ele já começa a ter seus dentes permanentes e, para uma boa conservação, eles devem ser escovados de cinco minutos a 10 minutos após a ingestão de alimentos.

 

Além disso, uma saúde dental adequada exige cuidado com as gengivas e o uso regular de fio dental – ao menos uma vez por dia. Isso ajuda a prevenir o aparecimento de cáries e doenças na gengiva em idade adulta.

A criança deve fazer uma avaliação periódica com um dentista a cada seis meses. Dessa forma, você estará garantindo que a troca de dentição ocorra de modo seguro e que o crescimento dos novos dentes aconteça sem maiores problemas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!