Clínica Geral

Nefrite: sintomas e tratamento

Por Redação Doutíssima 06/08/2013

A nefrite é um tipo de inflamação que afeta os rins, prejudicando os tecidos e algumas estruturas renais. Na maiorira dos casos, ela é decorrência de uma resposta do próprio sistema imunológico do paciente a algum elemento agressor, que libera substâncias que causam estes processos inflamatórios. Sendo assim, são os próprios anticorpos que provocam a doença como uma forma de defesa contra algum corpo estranho (antígeno), que pode ser, entre outras coisas, uma infecção simples.

Neste caso, os dois elementos (o antígeno e o anticorpo) se juntam, formando um complexo que percorre o corpo pelo sangue e acaba se instalando nas estruturas dos rins, causando diversos danos. A Nefrite pode ser classificada de diversas formas, sempre de acordo com as suas características.

nefrite

A nefrite é uma inflamação nos rins causada por uma ação do próprio sistema de defesa do corpo. Foto: Shutterstock

Tipos de nefrite

As diferentes definições de nefrite estão mais relacionadas com a parte do rim que foi afetada ou mesmo com a causa da inflamação. As mais comuns são três:

Glomerulonefrite é quando a inflamação afeta principalmente a primeira parte do aparelho de filtragem, que é chamado de glomérulo;

Nefrite intersticial, também conhecida como nefrite tubulointersticial, acontece quando a inflamação ocorre nos túbulos dos rins ou nos espaços entre os túbulos e o glomérulo;

Nefrite lúpica é causada especificamente pelo Lúpus Eritematoso Sistêmico, doença do sistema imunológico que já é bastante conhecida.

Entre as principais causas da nefrite estão as inflamações, que são responsáveis pela criação do complexo antígeno-anticorpo. As mais comuns são a malária, tifo, salmonela, toxoplasmose e herpes, além de outros vírus e bactérias. Ela também pode ser causada por medicamentos que liberam antígenos, o que acaba desencadeando o mesmo processo no sistema imunológico.

nefrite

A nefrite causa dores e pode até impedir que o paciente mantenha suas atividades diárias. Foto: Shutterstock

Sintomas da nefrite

As alterações na coloração da urina e também a redução da sua quantidade estão entre os principais sinais de que seu organismo está passando por um quadro de nefrite. Acontece que a nefrite pode ser assintomática, se manifestando apenas quando o quadro já é bem avançado. No caso de nefrite aguda, o diagnóstico é muito nítido. Porém em caso de nefrite crônica, o diagnóstico pode ser confundida com insuficiência renal crônica. Para confirmar o diagnóstico, é feito uma biópsia renal.

Veja abaixo os principais sintomas da nefrite:

Os sintomas de nefrite podem ser:

Diminuição de urina;

Urina avermelhada;

Inchaço dos olhos ou das pernas;

Aparecimento de hipertensão arterial;

Presença de sangue e de proteínas na urina.

No caso da nefrite crônica, podem aparecer também outros sintomas como:

Perda de apetite;

Náuseas;

Vômitos;

Fadiga;

Insônia;

Coceira;

Câimbras.

É importante lembrar que, inicialmente, a nefrite crônica pode não apresentar sintomas mais nítidos, o que não quer dizer que não estejam acontecendo as lesões dos rins de maneira mais silenciosa.

nefrite

Em alguns casos ela pode não apresentar sintomas aparentes. O ideal é consultar um médico. Foto: Shutterstock

Tratamento para a nefrite

A primeira coisa que o paciente deve fazer quando identificar os primeiros sintomas é procurar um médico e, se for constatada a nefrite, é importante deixar os rins em “repouso”, pois não existe um tratamento pré-estabelecido, dependendo, assim, de cada caso. O profissional da saúde deverá indicar o melhor tratamento, além de prescrever anti-inflamatórios e os imunossupressores para atacar os sintomas. Nos casos em que a nefrite apresenta o quadro agudo, as lesões podem diminuir e até desaparecer dentro do período de um ano, porém na fase crônica a progressão pode ser perigosa.

Vale lembrar que em ambas as situações, o paciente deve acompanhar e buscar um maior controle da pressão arterial, pois quando a pressão sobe, aumentam também os riscos de danos aos rins.

nefrite

Durante o tratamento o paciente deverá reduzir o consumo do sal, além de manter o controle da pressão arterial. Foto: Shutterstock

No caso de uma nefrite aguda, geralmente os especialistas recomendam repouso e maior atenção ao excesso de água e sal que serão ingeridos pelo paciente. Além disso, quando a nefrite está sendo causada por alguma infecção ainda está presente no organismo, o antibiótio será utilizado para combater este problema.

Já em situações de nefrite crônica, as lesões presentes nos rins podem agravar a situação, levando à necessidade de maiores cuidados. Osespecialistas têm utilizado o Cortisona, além de outras drogas, para o tratamento, o que nem sempre apresenta resultados tão significativos. Nestes casos, as dietas com restrição de proteína, potássio e sal são essenciais para o tratamento, que deve contar também com a supervisão do médico para evitar maiores complicações da nefrite nos rins. Diuréticos também podem ser indicados, com o objetivo de controlar o excesso de retenção de líquidos.

Em crianças, cerca de 90 a 95% dos casos de nefrite aguda é curável, já em adultos, esse número cai para 50%. Esta diferença se dá pelo fato de que, quando mais jovens, nossas células e tecidos possuem uma capacidade renegerativa maior.

nefrite

Por se tratar de uma doença que ataca os rins, até mesmo o consumo de água deve ser controlado durante o tratamento. Foto: Shutterstock

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!