Clínica Geral

O que é gota? Sintomas e tratamento

Por Redação Doutíssima 06/08/2013

ac.ur

 

O que é?

A gota, condição crônica causada pelo excesso ou deficiência de ácido úrico nas articulações que não atingem todas as pessoas que apresentam esse problema, é uma das principais responsáveis pela artrite crônica, estando também associada a quadros como de obesidade, insuficiência e cálculo renais, alterações do colesterol e diabetes. A taxa de referência normal de ácido úrico no sangue é de 7mg/100ml, não significando que uma alteração acarretará certamente esse quadro. A gota aparece com uma maior frequência em homens entre 40 e 50 anos do que em mulheres.

Sintomas

Um dos primeiros sintomas é uma crise aguda de gota no dedão do pé (hálux), acompanhada de calor e vermelhidão na região afetada, que pode acontecer em outras regiões do corpo, mas em 90% dos casos ocorre no hálux, caracterizada por uma monoartrite, que ocorre geralmente durante a noite, causando uma dor insuportável passível de acordar o paciente. Esta crise acontece pela precipitação de cristais de urato monossódico provenientes dos fluidos corporais supersaturados nos espaços articulares e pode durar de 2 a 10 dias e passa naturalmente, o que faz com que muitos pacientes não procurem assistência médica especializada.

Outros sinais sistêmicos são detectados nesse quadro, como por exemplo febre baixa, alterações cardíacas, mal-estar, calafrios e leucocitose.

A falta de um tratamento adequado pode acarretar em deformidades nas articulações, como nos cotovelos, dorso das mãos, dedos, pés, em tendões e cartilagem do pavilhão auricular, ou até mesmo em uma insuficiência renal.

 

Diagnóstico

O fato de acorrer uma crise não significa que será diagnosticada um quadro de gota. Apenas 20% das pessoas com aumento do ácido úrico são diagnosticadas com a doença. Porém quando a crise é recorrente, não há dificuldades em diagnosticar.

 

Cura e tratamento

Não existe cura para a gota, porém seus sintomas podem ser controlados. Anti-inflamatórios não esteróides (AINES), colchicina para os pacientes com contra-indicações aos AINES e analgésicos potentes são utilizados para amenizar a dor durante as crises. A punção articular com agulha e seu esvaziamento causam grande alívio na dor. Pode ser necessário uma injeção intra-articular de corticoide. Após as crises, um tratamento com o alopurinol é aconselhado, acompanhado de uma dieta balanceada, isso pode auxiliar no controle do ácido úrico no organismo.

 

Dieta e orientações

  • Procure um nutricionista;
  • Faça exercícios físicos;
  • Medicamentos como diuréticos e o ácido acetilsalicílico podem diminuir a excreção renal do ácido úrico;
  • O paciente deve comer purinas e proteínas com moderação, o que deve ser totalmente evitado durante as crises;
  • Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, principalmente as fermentadas. Duranta as crises, devem ser completamente evitadas;
  • Evite jejum prolongado, pois na ausência de alimentos, o corpo degrada proteína muscular como fonte de energia e a ureia é um dos seus subprodutos;
  • O ideal é fazer refeições ricas em carboidratos, moderada em proteínas e pobre em gorduras, possuindo baixos teores de purina;
  • Beba muito líquido.

 

Fontes: ABC.MED.BR