Guia dos Dentes

Os segredos da língua geográfica

Por Redação Doutíssima 06/08/2013

 

1

Para o leigo, quando se depara com a língua geográfica, a primeira reação é o susto ou a desconfiança de que algo está errado. A língua geográfica é uma aparência de como se a língua tivesse as ranhuras, normalmente esbranquiçadas, que podem lembrar a figura de um mapa devido aos sulcos mais profundos e irregulares na superfície da língua.

tong-4

Qual a causa da língua geográfica?

É difícil identificar a causa específica da língua geográfica, embora a deficiência de vitamina B  está diretamente ligada. Outras causas podem ser:

– Irritação por alimentos quentes ou picantes.

– Irritação por álcool.

– Aparentemente não se achou ligação direta com o fumo.

tong-1

O padrão da superfície da língua pode variar e a mudança está diretamente ligada a perda de projeções digitiformes chamadas papilas, na superfície da língua. Não podemos esquecer que as papilas linguais estão diretamente ligadas à sensação de gosto. Cada parte da língua e cada grupo de papilas é responsável pela sensação de certos gostos mas falaremos sobre isso na próxima conversa.

tong-5

Como posso tratar a língua geográfica?

– Por se tratar de um fator não patológico, com condição benigna, não precisa de um tratamento direto devido não ser responsável por problemas graves desde que sejam tomados certos cuidados como:

– Ter uma boa higiene oral, dando destaque para a limpeza da língua e utilização de enxaguatório (enxaguante) bucal.

– Em casos que o dentista julga necessário, principalmente quando a língua geográfica está associada à outras doenças, precisa ser realizado tratamentos como:

– A suplementação com vitamina B.

– Utilização de ácido Fólico.

– Utilização de Zinco.

– Tratamento com Esteróides ou anti-histamínicos.

tong-6

A partir de agora, quando identificar uma língua geográfica, seja em você ou em algum parente, você ficará tranquila pois, conhecimento gera tranquilidade. Faça consultas regulares com seu dentista e terá sempre um apoio caso algo esteja fora do normal.

tong-2

Consultas regulares ao dentista e higiene bucal eficaz, somadas a uma dieta bem acompanhada são a melhor maneira de construir uma saúde bucal.