Sem categoria

Adolescentes: como ter um bom relacionamento com seus pais

Por Redação Doutíssima 07/08/2013

1 adolescente

Quando chegamos na adolescência parece que tudo fica mais complicado no relacionamento com nossos pais. Parece que se tornar adolescente transforma tudo na cabeça deles, o cuidado e a preocupação que eles tem conosco dobra e as vezes é inevitável passar por crises.

Entenda agora como seus pais pensam e o que você pode fazer para dar-lhes segurança e manter um bom relacionamento com eles nesse período da vida.

 

Adolescente x Pais

 

É importante entender que seus pais sempre buscam te proteger e cuidar de você em todas as decisões e atitudes que tomam. Quando seus pais tentarem conversar e explicar situações, esteja aberto ao diálogo. Procure ter a amizade dos seus pais, eles te entenderão melhor se vocês sempre conversarem e forem amigos, sem mentiras e histórias inventadas.

Nessa fase, seus pais tentarão te impor mais limites como horários para voltar pra casa. Não discuta a ordem deles. Quando você precisar voltar mais tarde, avise-os com antecedência e explique a razão. Desta forma você cria laços de confiança com seus pais e não os deixará preocupados com o seu atraso.

Lembre-se que seus pais cresceram em uma geração diferente da sua, o mundo deles era diferente do seu quando eles tinham a sua idade. Mesmo assim, eles tem mais experiência de vida que você, e muitas coisas pelas quais eles passaram você passará também. Pergunte a eles suas histórias de adolescência, fique curioso sobre a música que eles ouviam, lugares que eles frequentavam, etc. Você vai descobrir que seus pais não são assim tão “velhos” e “antigos”.

Escute seus pais sobre temas complicados. Não tenha medo ou vergonha quando eles decidirem conversar sobre sexo ou drogas. Se você tiver dúvidas sobre estes temas, por exemplo, seus pais são as melhores pessoas para te aconselhar, pois te darão além de tudo um suporte emocional.

 

Fonte: Virada 180