Guia dos Dentes

Macrodontia, o gigante dos dentes

Por Redação Doutíssima 07/08/2013

macro-1

A macrodontia é um distúrbio do desenvolvimento que causa a formação de um dente com tamanho anormal. E pelo que o nome mesmo nos diz, um dente muito grande. Por se tratar de um dente muito maior que o tamanho normal, a macrodontia vai causar uma série de problemas na cavidade bucal.

macro-3

O que devemos saber sobre a macrodontia?

– Normalmente está ligada à síndromes.

– Não é muito comum, principalmente casos que acontece bilateralmente, ou seja, quando o dente com tamanho maior que o normal se encontra nos dois lados da arcada.

Quais os problemas que a macrodontia pode causar?

– Por ser um dente com uma superfície maior que o normal e normalmente não tão bem formado como os outros, tem uma maior predisposição de que possa vir a ter a cárie dentária.

– Como é algo que se diferencia muito dos outros dentes, pode causar problemas de oclusão que nada mais é do que o encaixe entre os dentes durante os movimentos que a boca realiza (como o de mastigação), bem como as trajetórias que as estruturas da face percorrem para que possa ser feito esses movimentos. Resumindo, ele bagunça tudo.

– É claro o fato de a macrodontia comprometer a estética e a harmonia do sorriso.

macro-4

O que causa a macrodontia?

Infelizmente é mais uma alteração que tem uma causa multifatorial e complexa de ser individualizada. Passa desde fatores genéticos até fatores ambientais.

macro-5

Como é tratada a macrodontia?

É um tratamento não muito comum e relativamente pouco estudado o que gera um certo desconhecimento mesmo por parte dos dentistas.

O melhor a fazer é procurar um dentista de confiança e fazer os exames pedidos por ele que vai decidir entre algumas opções como:

– Arrancar o dente e tratar ortodonticamente, podendo ser necessário arrancar mais dentes.

– Fazer ajustes estéticos no dente, chegando a ser necessário recobrir totalmente o dente com materiais como a resina.

– Realizar ajustes oclusais e manter o dente da melhor forma possível sem precisar arrancar, nem fazer uso de aparatologia ortodôntica.

macro-2

Você não tem muitas chances de se deparar com um desses mas se isso acontecer, lembre de nossa conversa de hoje.