Cabelos

Saiba tudo sobre a blindagem capilar e seus benefícios

Por Redação Doutíssima 08/08/2013

Você  costuma fazer procedimentos químicos que agridem os fios e seus cabelos continuam danificados, ressecados, cheias de pontas duplas mesmo assim? Você tinge frequentemente seus cabelos, usa chapinha, faz escova progressiva? Saiba que existe um tratamento para amenizar os efeitos dessas agressões no seu cabelo: blindagem capilar

.

O que é Blindagem capilar?

.

blindagem capilar

Cabelos mais protegidos

Na verdade, tanto os procedimentos químicos, quanto os agentes ambientais como sol, vento e poluição também contribuem para que os fios fiquem fragilizados. Sabendo disso, especialistas criaram a técnica de blindagem capilar, que promete auxiliar na recuperação da fibra capilar. Descubra como blindar seus cabelos contra as agressões às quais ele pode estar exposto. É mais fácil do que você imagina!

A blindagem capilar é um tratamento de selagem biológica que fecha as cutículas dos fios de cabelo  , deixando eles mais fortes, resistentes e com brilho. Na prática, trata-se de uma proteção contra as agressões externas – como sol ou química para coloração – deixando o cabelo hidratado e sedoso por mais tempo. O cabelo fica literalmente “blindado” contra novas agressões.

Este tratamento age de dentro para fora, reparando a fibra capilar. Os produtos utilizados possuem queratina hidrolisada, proteína do trigo e extratos vegetais. Esses ativos tratam e amaciam o cabelo que sofreu com influência de chapinha, processos de alisamento, entre outros tratamentos agressivos.

.

Quem pode fazer a blindagem capilar?

.

A blindagem capilar é indicada até para quem já fez escova progressiva, já que os produtos usados não contêm componentes químicos como o formol e não tem a função de alisar os fios. Na verdade, o resultado até aparece, mas a manutenção do liso acontece porque as fibras danificadas são reparadas.

.

blindagem capilar

A blindagem capilar reforça os fios danificados

O grande segredo da técnica da blindagem capilar é o silicone. Durante o tratamento, é ele que fecha as cutículas dos fios, deixando-os mais alinhados, prolongando a durabilidade de outros tratamentos, mantendo o equilíbrio e preservando a estrutura capilar.

A blindagem capilar deve ser feita a cada 15 dias. No salão, o procedimento dura cerca de uma hora e não requer grandes cuidados especiais. Devido a sua rapidez e praticidade, a blindagem capilar pode ser feita em casa, também. Não existe contraindicação para esse tratamento e ele promete eficácia logo após a primeira aplicação. Vale lembrar que estão disponíveis no mercado diversas linhas de produtos para fazer blindagem capilar em casa.

Uma fez feita a blindagem capilar, deve-se evitar a lavagem com xampu anti-resíduos, pois ele remove os produtos da blindagem e o resultado dura menos. Lavando os cabelos dia sim, dia não, a blindagem permanece nos fios por cerca de três meses.

O efeito de alisamento da blindagem capilar é de 80%. Isso quer dizer que as mulheres de cabelos com ondas podem recorrer ao tratamento sem medo de ficar com as mechas totalmente alisadas. O resultado é a acomodação dos fios e a diminuição do volume.

 

blindagem capilar

A blindagem pode ser feita em casa ou no salão

 

Para quem tem cabelo encaracolado, a blindagem capilar também é indicada. Os efeitos são os mesmos, com a diferença de que os cachos ficam mais relaxados, definidos e, consequentemente, mais naturais.

Quem já experimentou achou o efeito natural, pois as pontas não ficam esticadas nem ressecadas, ao contrário do efeito da escova progressiva. O cabelo fica mais macio e hidratado.

.

Como fazer a blindagem capilar:

.

Para ter cabelos bonitos, alguns cuidados são necessários. A blindagem capilar ajuda a proteger contra os agentes externos, mas outros cuidados também são importantes, como o uso do shampoo adequado ao seu tipo de cabelo e a periodicidade do tratamento.

  1. Utilize um shampoo antirresíduos para limpar o couro cabeludo e abrir as cutículas, retirando as impurezas do cabelo
  2. Enxágue e aplique o banho de queratina, o que vai repôr o nutriente do fio danificado, hidratando-o, fortalecendo-o e proporcionando mais brilho
  3. Separe o cabelo em diversas mechas e aplique a máscara, massageando o cabelo levemente. Isso vai hidratar ainda mais os cabelos. Deixe agir durante 10 minutos e depois enxágue.
  4. Após o uso da máscara, aplique um leave in nos cabelos ainda úmidos. É ele quem vai dar o acabamento, blindando seus cabelos contra ressecamento e frizz.

 

Quer saber mais sobre a blindagem capilar? Assita o vídeo abaixo e teste esse tratamento!