Guia dos Dentes

2 Perguntas e respostas sobre tratamento dentário em pacientes com necessidades especiais

Por Redação Doutíssima 09/08/2013

sin-3

Essa semana surgiram muitas perguntas sobre o tratamento direcionado para o que chamamos na odontologia para PNE, o tratamento para pessoas com necessidades especiais. Existem dentistas especialistas em PNE com nível de tratamento altíssimo e dando um excelente conforto para esses pacientes. Então, se seu filhote ou algum parente seu tem alguma alteração que o enquadre nessa especialidade, não custa nada procurar diretamente um dentista especialista em PNE.

1 – Olá doutor, tenho um filho que possui Síndrome de Down e os dentes dele são muito tortos. Isso me deixa muito triste pois fica feio esteticamente e além disso, a língua fica muito para fora da boca. Por favor me ajude doutor. O que posso fazer? Ele pode usar aparelho?

Resposta do doutor: Fique calma minha cara leitora. Realmente a doença que seu filho apresenta tem todo um padrão da síndrome e o que você relatou infelizmente está dentro do padrão da síndrome de Down.

A primeira coisa que posso lhe dizer é para ficar tranquila, infelizmente a sociedade está com critérios muito elevados de beleza, mas não é devido não se enquadrar nesses critérios que somos menores que alguém. Os pacientes com síndromes, principalmente a de Down já se adaptam muito bem na sociedade hoje em dia.

Do ponto de vista Ortodôntico posso lhe dizer que sim, temos aparelhos que podem ser adaptados ou mesmo colocados sem adaptação e que vão deixar o sorriso do seu filho mais bonito e mais funcional. Procure um ortodontista na sua cidade e inicie o tratamento assim que possível. Isso vai melhorar bastante o desenvolvimento funcional do seu filho.

sin-2

2 – Estou bem assustado. Levei meu filho em uma dentista e ela o amarrou na cadeira, colocou até mesmo uma bandagem na testa dele. Realmente ela foi bem delicada no tratamento mas fiquei chocado quando a vi amarrando meu filho. Não disse nada e deixei ela terminar mas nunca mais volto lá. Isso é normal doutor?

Resposta do doutor: Entendo a dificuldade em entender esse tipo de tratamento mas a dentista está certa sim, existem técnicas dentro do atendimento à pacientes com necessidades especiais que utilizam esse tipo de fixação do paciente na cadeira para o tratamento ser mais rápido, mais eficiente e menos sofrido para o paciente. Infelizmente você não me disse a dificuldade que seu filho apresenta mas principalmente os pacientes com tremores ou movimentos involuntários, incluindo dificuldade psicomotora.

sin-1

É importante falarmos mais sobre esses pacientes pois são os que ficam com problemas realmente graves devido a pouca ida ao dentista ou quase nenhuma. Com isso, os problemas vão se agravando e se tornam irreversíveis.