Gestante

Exame de gravidez: tipos e eficacidade

Por Redação Doutíssima 09/08/2013

exame de gravidez

Depois de uma relação sexual desprotegida ou mesmo quando se está tentando engravidar surgem os sintomas como enjôos e atraso do ciclo menstrual. Pintou aquela dúvida: estou ou não grávida? Para escolher o melhor exame de gravidez e se livrar de uma vez dessa incógnita, listamos abaixo os principais métodos e testes de gravidez, identificando juntamente a eficacidade de cada um deles. Confira conosco.

 

Exame de gravidez: Testes de farmácia

Atualmente os testes de farmácia são super conhecidos e de fácil acesso. Numa situação emergencial, é a melhor opção a qual se pode recorrer pois proporciona o resultado imediato. Este exame de gravidez detecta a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana na urina, que é produzido em larga escala pelo corpo da mulher no período da gravidez. Cada vez mais baratos e de fácil realização, a confiabilidade desses testes varia entre 95% e 99% dependendo da marca usada.

 

Exame de gravidez: Exame de sangue

O exame de sangue feito para identificar a gravidez chama-se Beta HCG, sigla do hormônio produzido na gestação. Uma simples coleta de sangue e o resultado pode ficar pronto em até 24h, dependendo do seu laboratório. A confiabilidade desse exame chega a 100%, sendo o mais recomendado pelos médicos.

 

Exame de gravidez: Ultrassom Transvaginal

Outro exame de gravidez muito seguro, a ultrassom transvaginal permite que seja visto todo o aparelho reprodutor, identificando facilmente uma gestação a partir da 5ª semana de ovulação. Este método é igualmente indicado para detectar se a gestação se dá fora do útero. Para realizar o exame é preciso uma prescrição do seu médico.

 

Quando fazer o exame de gravidez?

O teste de farmácia deve ser realizado após o atraso da menstruação. O resultado será sempre negativo se você não esperar o ciclo menstrual atrasar e fizer o teste poucos dias depois da relação sexual que te deixou em dúvida. Para manter seu nível de confiabilidade, o exame de sangue deve ser realizado 7 dias após a relação e a ultrassom transvaginal apenas 5 semanas depois.