Guia dos Dentes

Anodontia e seus efeitos na boca

Por Redação Doutíssima 12/08/2013

anodontia-5

A anodontia se refere à ausência “genética” de alguns ou todos os dentes de uma pessoa. Dentro dessa alteração existe um grande número de variações e cada uma delas possui um termo específico para ser representada. Vou me deter a falar de forma geral para que fique mais simples e possamos conhecer o que nos é necessário sobre a anodontia.

Então, nesse paciente o dente não existe, não foi formado, não vai nascer. É certo que devido a essa alteração vai ocorre uma reação em cadeia que vai causar uma série de problemas bucais (não só dentais).

anodontia-4

Ausência congênita de dentes, pode envolver:

– Todos os dentes sendo chamada de anodontia total.

– Somente alguns dos dentes sendo chamada de anodontia parcial ou hipodontia. Existe uma pequena variação entre elas mas nada que tenha significado para nós.

– Pode acometer as duas dentições: decídua / de leite e permanente

– Pode acometer somente a dentição permanente.

– Pode causar, além da não formação do dente, alterações na forma dos dentes que nascem.

anodontia-2

Quais são os dentes mais afetados pela anodontia?

–  Os terceiros molares, também conhecidos como dentes do juízo.

– Os Segundos pré-molares.

– Incisivos laterais superiores.

– Incisivos centrais inferiores.

anodontia-1

Como podemos tratar a anodontia?

– Existem casos que não precisam de tratamento. Ou devido o organismo ter se adequado de forma a minimizar ou mesmo inativar os danos, ou devido a alteração não ter causado danos como em casos de ausência de terceiros molares.

– Em anodontias totais, o paciente precisa ser completamente reabilitado e com isso, o tratamento pode envolver desde implantes dentários e próteses sobre implantes até simples próteses totais. Precisando ou não de complementação por parte do Fonoaudiólogo.

– Algumas anodontias parciais ou hipodontias precisam ser tratadas com uso de aparelho ortodôntico.

anodontia-3

Mais uma conversa nossa sobre anomalias dentárias e com isso gostaria que você adquirisse o conhecimento que precisa para construir um sorriso mais saudável. Não esqueça que o grande diferencial é poder ter saúde ao invés de curar doenças.

.