Saúde

Saiba mais sobre a Xerostomia: sensação de boca ressecada

Por Redação Doutíssima 12/08/2013

seca-6

A xerostomia pode ser diagnosticada como uma doença salivar causada por diversos fatores, desde ligada a doenças sistêmicas como a AIDS que faz com que as glândulas salivares inchem até mesmo acometimento pela idade que causa uma menor produção de saliva pelas glândulas e com isso, quando associada à diminuição dos ductos salivares, dificulta a saída de saliva. Mascar chiclete sem açúcar ou usar saliva artificial pode ajudar a boca seca.

seca-3

Os pacientes com xerostomia relatam que é horrível e desagradável a sensação de boca seca, podendo interferir na alimentação, na fala, na deglutição, no relacionamento interpessoal como se comunicar ou beijar e até mesmo na respiração em casos como na prática esportiva, que requer uma maior capacitação de oxigênio.

seca-2

O que a xerostomia pode causar de ruim?

– Sensação de boca seca com as consequências já ditas acima.

– Aumento na incidência de cárie dentária.

– Diminuição das defesas bucais devido a diminuição de anticorpos presentes na saliva.

seca-5

Como é tratada a xerostomia?

Como conversamos no início desse texto, existem algumas formas de atenuar os efeitos dessa diminuição de saliva, como:

– Utilizar salivas artificiais ou fluídos e géis que já existem para essa finalidade

– Mascar chicletes faz uma estimulação relativa da saliva e pode ajudar desde de que não possua açúcar e seja mascado por um curto período de tempo e algumas vezes ao dia.

seca-7

A xerostomia é uma alteração que pode realmente dificultar o dia-a-dia dos pacientes e esse é o motivo de você precisar saber o máximo possível sobre a mesma. Consulte regularmente seu dentista que ele também pode lhe ajudar com hábitos de higiene oral, dieta que faz bem para os dentes e realizar profilaxias (limpeza) dos dentes de forma mais completa e eficiente.

seca-4

Beba muito liquido ao longo do dia e evite grandes períodos sem comer. Mantenha a saúde bucal e evite problemas.