Filhos

Cuidado com a mamadeira e a chupeta

Por Redação Doutíssima 13/08/2013

mama-3

Como a mamadeira e a chupeta acalmam e silenciam nossos pequenos “barulhentinhos”, muitos pais adoram utilizar durante grandes períodos de tempo e de idade esses artifícios. O que não sabemos ou não damos atenção é que tanto a mamadeira quanto a chupeta usadas de forma errada e constante podem criar alterações dentais que vão dar muito trabalho para o ortodontista no futuro, além de você gastar muito dinheiro, suor e lágrimas com o tratamento.

mama-2

Precisamos entender que nossos filhotes estão na fase de crescimento e desenvolvimento ósseo e se você coloca qualquer coisa interpondo o crescimento, o organismo diminui o crescimento ou cresce para um local diferente e normalmente errado.

Existe a sucção nutritiva que é extremamente importante para o desenvolvimento e crescimento do bebê e nela está o ato de mamar que é algo divino e belo. Porém também existe a sucção não nutritiva e é dessa que estamos falando. É quando o bebê faz a sucção de algo que não seja para se alimentar como no caso da chupeta ou dedo (muito mais grave) ou mesmo mamadeira por grandes períodos de tempo.

mama-1

Quais males o hábito de sucção não nutritivo pode causar?

– Vou me deter aos problemas dentário mas existe uma grande quantidade de problemas nutricionais e de formação.

– Esses hábitos são grandes causadores de doenças graves como a mordida aberta anterior. São alterações de posicionamento de dentes ou de bases ósseas extremamente complicadas de tratar definitivamente, principalmente em casos mais adultos.

mama-6

– Alteração de posicionamento de língua e lábios o que cria uma deficiência na relação entre os mesmos, provocando uma série de problemas.

– Em alguns casos, altera a relação de encaixe da mandíbula, causando danos nessa articulação que podem ser significativos.

mama-4

Hoje em dia já temos as chupetas com bicos ortodônticos e mamadeiras também. Tenha mais força de vontade de conseguir outras formas de “silenciar”  seu bebê sem que isso cause danos ao mesmo. Não esqueça que criar até que não é tão difícil mas educar com amor exige empenho e determinação.