Filhos > Relacionamento

Como lidar com o ciúmes pelo irmãozinho

Por Redação Doutíssima 14/08/2013

Ter filhos é um trabalho que exige enorme paciência e cuidado. Lidar com personalidades diferente é um grande desafio. Quando se tem mais de um filho então, é preciso aprender a dividir tudo igualmente, para que nenhum se sinta menos importante que o outro. Contudo, com a chegada de um novo bebê, é inevitável dar mais atenção ao pequeno, pois ele exige maiores cuidados. Por isso, seu filho mais velho pode se sentir desimportante e desenvolver grande ciúmes pelo irmãozinho. Como agir numa situação assim? Buscamos te ajudar a resolver esse problema.

1 filho

 

Evite os ciúmes desde a gestação


Quando descobrir sua gravidez, você deve pensar em começar a preparar o seu filho mais velho para receber o irmãozinho que está a caminho. Conte para ele que o bebê vai precisar da sua ajuda também, ele se sentirá útil e importante por ter responsabilidade sobre o bebê como o irmão mais velho. Explique que ele vai chorar muito porque é a única forma dele se expressar, que ele sempre estará perto da mãe porque precisa tomar o leite do peito. Conte histórias e mostre fotos de quando ele também era bebê. Ressalte o lado bom do nascimento do irmão. Diga, por exemplo, que ele terá alguém com quem brincar.

Preste atenção nas mudanças que precisem ser feitas. Evite que seu filho mais velho associe essas mudanças com a chegada do irmãozinho. Se ele começar a ir à escola ou se você precisar mudar o quarto dele, faça bem antes do nascimento ou após a chegada do bebê. Mesmo que difícil, tente não mudar muito a rotina que seu filho tinha e tente dar a ele a mesma atenção que de costume. Elogie sempre os progressos dele para que ele não tenha vontade de se comportar como bebê para ter a sua atenção.

Conte com a ajuda de um pediatra caso seu filhe não se adapte a esse período. Dê muito amor a ele e assim nada pode dar errado!

 

Fonte: Guia do bebê, Pediatra em foco.