[the_ad_group id="16403"]
Guia dos Dentes

Veja os principais cuidados para ter um sorriso bonito

Por Redação Doutíssima 16/08/2013

Quase todos sabem que um belo sorriso depende de manter alguns hábitos, como é o caso da escovação e do uso do fio dental. Mas será que você está usando as técnicas corretas? Pois saiba que quem está em busca dos dentes perfeitos pode recorrer a alternativas profissionais, capazes de ajudar a conquistar a aparência desejada.

Verifique sua técnica

Escovar os dentes pelo menos três vezes por dia ajuda a manter cáries e doenças gengivais longe. Mas essa escovação deve ser feita de maneira correta. Contam ainda o tipo de escova, a quantidade de força empregada e o creme dental eleito – todos fatores capazes de afetar aparência e saúde dos dentes.

Para uma boca saudável, a American Dental Association recomenda o uso de escova de cerdas macias. Isso porque elas podem retirar partículas de alimentos e detritos sem irritar ou arranhar a gengiva ou o esmalte dos dentes. É pouco recomendável usar cerdas firmes ou duras, já que elas podem até mesmo machucar sua boca.

Use movimentos leves ao escovar. Segure a escova em um ângulo de 45º e certifique-se de chegar em todas as partes do seus dentes – não apenas na frente. Escolha um creme dental que contenha flúor – isso ajudará a proteger os dentes contra as tão temidas cáries.

Como talvez seja impossível alcançar todos os espaços entre os dentes com uma escova, usar fio dental diariamente também é importante. Considere ainda incluir na sua rotina de cuidados dentais a utilização de um enxaguante bucal antimicrobiano.

Para prevenir problemas de saúde bucal, é importante agendar limpezas regulares e exames com seu dentista. Afinal, tudo pode parecer bem, mas o problema nem sempre é aparente ou fácil de ser identificado por quem não é especialista no assunto.

Sorriso bonito

Visitas regulares ao dentista ajudam a manter um sorriso bonito. Foto: iStock, Getty Images

Procedimentos que podem garantir o sorriso perfeito

Mesmo com todos os cuidados, muitas pessoas ainda não se encontram satisfeitas com a aparência do seu sorriso. É que envelhecimento, fumo ou certos alimentos são capazes de deixar os dentes escurecidos. Além disso, é possível que eles estejam desalinhados ou tenham outro tipo de problema que comprometa a aparência.

Para esse tipo de questão há procedimentos estéticos capazes de ajudar. Confira alguns dos mais comuns:

  • Clareamento

Geralmente, é feito dentro clínica do dentista, mas você também pode fazê-lo em casa, com supervisão profissional. Usando produtos específicos ou aparelhos, é possível eliminar as manchas e a descoloração dos dentes. Os resultados podem ser imediatamente alcançados e você será capaz de desfrutar de dentes mais brancos por um longo tempo.

  • Implantes dentários

Esse tipo de procedimento odontológico é a melhor alternativa às dentaduras tradicionais, porque proporciona um resultado mais natural. Os dentes serão implantados diretamente nos ossos.

  • Lentes de contato

Capas dentárias feitas de porcelana e colocadas por cima dos dentes naturais. São especificamente recomendadas para pessoas com descoloração nos dentes ou irregularidades.

  • Ortodontia

Essa é uma das melhores maneiras de conseguir dentes perfeitamente retos ou alinhados. Você deverá usar por alguns meses (ou até anos) um tipo de aparelho dental para conseguir esse resultado. Nos dias de hoje, várias técnicas quase invisíveis são capazes de garantir grandes diferenças positivas.

E você, o que faz para garantir um sorriso perfeito? Deixe o seu comentário! Também aproveite para conferir mais dicas de como cuidar dos seus dentes.


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]