Guia dos Dentes

Dicas e truques para não quebrar seu aparelho dental

Por Redação Doutíssima 19/08/2013

apa-2

Um dos principais problemas para nós ortodontistas está relacionado com as constantes quebras de aparelho ortodôntico. São diversas as peças que constituem o aparelho. Essas peças são coladas diretamente nos dentes e por mais fortes que sejam as colas (resinas), sempre tem os pacientes que adoram destruir o aparelho. Então, vamos ter uma conversa sobre o que fazer para não quebrar seu aparelho dental.

Não se preocupe que tudo que pode acontecer com você, já aconteceu com algum paciente, anterior a você e seu dentista já sabe como resolver. Com relação às quebras de peças, precisamos entender que a estrutura do aparelho é super leve e as resinas de colagem são extremamente fortes. Repeti esse raciocínio para que você possa entender que uma grande porcentagem das quebras de peças está ligada a uma má utilização por parte do paciente como:

– Pacientes que gostam de roer lápis ou tampa de caneta ou gelo ou mesmo de alimentos crocantes.

– Pacientes que adoram bombom ou chicletes ou mesmo chocolate depois de ter colocado no congelador.

– Pacientes que gostam de abrir garrafa de cerveja com os dentes.

– Roer unhas é uma das grandes causas de quebras de peças.

– Pacientes que faltam às consultas mensais ou que utilizam de muita força para realizar a escovação dental.

– Palitos de madeira não são palitos de dentes. Não foram feitos para cutucar os dentes nem para ajudar na limpeza de restos de comida.

– Dentre outros fatores.

apa-3

Você só precisa entender que as peças são coladas e podem resistir até uma determinada força e se você bater nelas com uma força maior que isso, elas vão soltar. Normalmente as peças que soltam:

– Causam feridas e desconforto.

– Atrasam o tratamento, aumentando o tempo de tratamento e os gastos.

– Fazem você voltar ao dentista antes do tempo previsto. Atrapalhando o seu dia-a-dia e o do seu ortodontista.

apa-1

Existe uma pequena porcentagem das quebras que são causadas pelo próprio ortodontista. É claro que como seres humanos que somos, podemos cometer pequenas falhas na hora da colagem das peças e isso pode diminuir a força de fixação das mesmas.

Então, o segredo está em procurar um bom ortodontista e não se preocupar somente com o preço das coisas, pois estamos falando de saúde. Siga as recomendações de hábitos e alimentação e tudo sairá bem.