Guia dos Dentes

Perguntas e respostas sobre colocação de aparelho ortodôntico.

Por Redação Doutíssima 19/08/2013

dor-1

Essa semana surgiram muitas perguntas direcionadas ao uso de aparelhos ortodônticos. O tratamento ortodôntico está direcionado a um grande leque de pessoas bem como aos mais variados casos e problemas. Hoje vamos falar sobre as dores que para ser sincero, quase não existem.

Perguntas e respostas sobre colocação de aparelho ortodôntico

1 – Bom dia doutor, estou indo amanhã colocar meu aparelho ortodôntico metálico. Vai doer? Demora muito? Estou com muito medo, meu vizinho disse que dói.

Resposta do doutor: Olá; para sua sorte, a odontologia atual tem uma tecnologia bem avançada e que trabalha muito no que diz respeito a praticidade, tempo de tratamento e dor. A colocação do aparelho é totalmente sem dor, leva muito pouco tempo e esse tempo vai ter uma variação de acordo com o tipo de aparelho e o trabalho do ortodontista. Existe alguns procedimentos como:

dor-5

– A colocação de elásticos afastadores.

– Os primeiros dias com o aparelho ativado.

– Colocação das bandas (anéis) colocadas nos molares(dentes grandes lá no fundo da boca, usados para mastigar).

dor-2

Esses procedimentos causam dores ao longo do dia mas, na maioria dos casos, nada que passe de 2 a 5 dias após a instalação ou manutenção mensal. Essas dores são extremamente suportáveis e você pode ter certeza que valem muito a pena quando você pensa na melhora que terá nos seus dentes ao final do tratamento.

2 – Oi doutor, acabei de colocar o meu aparelho, cheguei em casa e estou sentindo uma dor muito forte em todos os dentes, além disso, já fez uma ferida no meu lábio logo depois do almoço. Isso é normal? fiz algo de errado? preciso voltar ao meu dentista?

Resposta do doutor: Boa pergunta, essa é a dúvida da maioria dos pacientes que “não prestaram bastante atenção no que o dentista falou”. Muitos pacientes ficam nervosos durante as consultas do aparelho e com isso, não entendem algumas coisas que o dentista lhes explica e com isso ficam com dúvidas muito importantes.

Com a movimentação dentária, a raiz do dente inicia o seu movimento e com isso comprimi algumas estruturas que reagem causando dor. A dor leve e “chatinha” é normal no tratamento ortodôntico mas cada pessoa tem um limiar de dor diferente; indo de pacientes que não sentem nada à pacientes que perdem dia de trabalho e precisam de medicação após as manutenções do aparelho. Cuidado que pode ter fator psicológico interferindo, se acalmar é sempre a melhor opção.

Você pode até mesmo sentir como se seus dentes estivessem todos moles. Faz parte do tratamento e da movimentação dentária que a ortodontia necessita. Ferimentos bucais também podem ocorrer, principalmente no início do tratamento ou por traumas. Seu dentista pode lhe passar pomadas que agem muito rapidamente acabando com as feridas bem como ceras ortodônticas que protegem os locais que estão feridos para poder ter uma melhor cicatrização.

dor-3

Não gosto de medicar ou sugerir medicamentos em casos que não posso fazer uma análise devida então é lógico que você pode utilizar um analgésico(normalmente o mesmo que você usa quando está com dor de cabeça) para lhe dar tempo de ligar para seu dentista, explicar o que está acontecendo e o mesmo vai avaliar o que deve ser feito.

É importante falarmos mais sobre a ortodontia, tendo em vista a crescente procura por colocação de aparelho ortodôntico bem como a abertura de inúmeras clínicas odontológicas que trabalham com colocação de aparelhos ortodônticos. Não esqueça que o conhecimento é o melhor remédio.