Clínica Geral

Entenda a salmonela (diarreia intensa)

Por Redação Doutíssima 20/08/2013

Muita gente já passou pela situação de sofrer com diarreia intensa. Mesmo sem saber do que se trata, costumamos tentar curar a diarreia sem saber muito bem o que a causou, mas a partir de agora você vai entender melhor sobre isso.

1salmonela

A salmonela e a intoxicação alimentar.

 

A salmonelose é uma infecção causada no ser humano pela bactéria salmonela. Essa bactéria coloniza animais domésticos mas não se manifesta neles com sintomas. Ela é transmitida ao homem por meio de intoxicação alimentar, isto é, através da ingestão de água ou alimentos contaminados por falta de higiene ou preparo adequados.

 

Como os alimentos são contaminados? Existem alguns cuidados que devem ser observados na hora de preparar alimentos de origem animal. Carnes e ovos devem ser bem cozidos. Alimentos crus devem ser manuseados por mãos limpas, em lugares onde você não esteja seguro da higiene dos cozinheiros, evite alimentos crus como saladas. Consuma produtos lácteos de procedência confiável. Atenção aos alimentos que não estejam bem refrigerados e foram expostos à temperaturas superiores a 37 graus por um longo período, o calor ajuda a proliferar a bactéria.

 

Os sintomas de infecção alimentar por salmonela podem variar de intensidade, mas em geral, além da diarreia forte a pessoa contaminada sofre com vômito, enjôo e febre alta.

 

A infecção pode ser perigosa pois a diarreia intensa causa grande desidratação. Em crianças e idosos essa desidratação pode levar à morte, por isso, é importante buscar auxílio médico para tratar imediatamente do paciente.

 

O tratamento é feito em busca da reidratação do corpo, com a ingestão de soro e líquidos. Podem ser usados medicamentos para tratar os sintomas secundários, como dor de cabeça e febre. Em casos leves, normalmente o quadro é normalizado em até uma semana. Em casos graves, os médicos podem receitar antibióticos para combater a bactéria.

 

Fonte: abc med, tua saúde.