Guia dos Dentes

Mitos e verdades sobre o dentista

Por Redação Doutíssima 20/08/2013

alt-5

Muitas dúvidas existem nas cabeças dos pacientes ou futuros pacientes, sobre diversas possibilidades que podem acontecer dentro do consultório odontológico. Hoje vou falar sobre uma delas e vamos estar constantemente detalhando certos procedimentos ou cheiros ou mesmo barulhos que assustam os pacientes. Alguns realmente são verdades mas muitos são mitos.

O assunto que mais tenho sido questionado ao longo desses anos de odontologia é se não tem nada que mude o barulho da “broca” do dentista. O barulho temido por diversas pessoas que já sentem dor só de escutar na sala de espera.

alt-4

Entendo o descontentamento que muitos tem com esse barulho, principalmente perto do ouvido, mas temos que entender que para que a broca funcione, precisa rodar em grande velocidade ou vibrar em grande velocidade e com isso poder cortar o dente sem provocar muitos danos. Quanto mais rápido a broca rodar, melhor para a saúde dos seus dentes. É mais ou menos o mesmo principio de uma furadeira de parede, será que vão inventar uma furadeira que não faça barulho?

Já existem novas tecnologias para as canetas de alta e baixa rotação (é assim que é o nome certo do “motorzinho do dentista”). Mas, mesmo as novas tecnologias, como as canetas com tecnologia de ultrassom, possuem barulhos chatinhos e sensações um pouco desconfortáveis.

alt-2

O segredo é você relaxar, se estiver com medo ou agitada(o), qualquer barulho vai lhe causar desconforto. Então, confie em seu dentista, relaxe que tudo vai dar certo. Mas se você já tentou de tudo e não conseguiu relaxar com os barulhos e cheiros das clínicas odontológicas, você ainda pode contar com tratamentos que ajudam os pacientes com medo de dentista. Podemos incluir tratamentos como:

– Uso de óxido nitroso que deixa você bem relaxado porém consciente.

– Uso de hipnose na odontologia.

– Uso de música, levar abafadores auriculares quando for ao dentista ou mesmo um fone de ouvido com uma música que você goste.

– Existem os profissionais que trabalham também com remédios tranquilizantes.

alt-1

O importante é não levar a sério o que as pessoas falam sobre o motorzinho do dentista e entender que é para o seu bem. Escolha bem o dentista e faça o tratamento como de conforme.