Qualidade de vida

Os centenários ensinam: qual o segredo da longevidade?

Por Redação Doutíssima 21/08/2013

Chegar aos 100 anos não é tarefa fácil, mas estudos comprovam que cada vez aumenta mais o número de idosos centenários em nosso país. Ter uma expectativa de vida mais alta não é o bastante, é preciso ter igualmente qualidade de vida mesmo após os 100 anos. Mas como fazer para agregar anos a mais e viver são na velhice? Os próprios centenários dão a dica para a longevidade saudável! Confira.

1 idosos

 

A longevidade é alcançável!

 

Sabemos que a longevidade é alcançável se uma pessoa tenta levar a vida com hábitos saudáveis. Médicos e pesquisadores recomendam 6 coisas:

– Alimentação saudável, prática de exercícios físicos, ser livre de vícios, boas noites de sono, positivismo e bom-humor.

 

Pesquisas também já identificaram que centenários chegavam a essa idade por terem “genes bons”, que os facilitavam a viver mais em boa condição. No brasil, estudos sobre idosos e longevidade são desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Eles acompanham cerca de 250 idosos maiores de 80 anos, dando dicas para que sejam idosos saudáveis e independentes. A médica geriatra e professora Maysa Seabra Cendoroglo declara que mesmo quem não possua os “bons genes” podem chegar aos 80 ou 90 com qualidade de vida, ativos e independentes, bastando adotar melhores hábitos de vida. Ela diz que “as propostas apontam para a necessidade de se manter uma boa dieta, uma atividade física permanente e prolongada e um estímulo cognitivo”.

 

Um dos homens mais velhos do mundo, o brasileiro Augusto Guilherme de Cunha, completou 118 anos. Nascido em 1893, seu Augustinho conta que se livrou dos vícios da bebida e do cigarro com a ajuda de Deus. O idoso não toma refrigerante, só come comida natural e faz caminhada todos os dias de manhã. Seu Augustinho é um bom exemplo de vida longa!

 

Fonte: Portal do envelhecimento, g1.