Guia dos Dentes

Saiba mais sobre o raio-x odontológico

Por Redação Doutíssima 21/08/2013

THAILAND TSUNAMI FORENSIC

Uma coisa extremamente útil no consultório odontológico e que serve para os mais diversos procedimentos é o raio-x odontológico. Existem vários tipos de raios-x com as mais diversas finalidades, vamos falar sobre os mais corriqueiros e não podemos esquecer que a maioria das clínicas já trabalha com raio-x digital ou tomografias computadorizadas mas isso é uma outra conversa.

O raio-x é utilizado na odontologia para que o dentista possa ter a visão do superman (ou quase isso). Com o raio-x podemos ver o que somente com nossos olhos não vemos. podemos achar dentes que estão presos dentro do osso e que nunca nasceriam ou podemos ver lesões como granulomas ou cistos que ficam muito bem escondidos perto da raiz do dente. Eu iria passar o dia todo aqui enumerando os benefícios do raio-x para a exatidão do tratamento.

rx-2

Quais os principais tipos de raio-x que seu dentista pode solicitar?

– Você vai ouvir falar muito de raio-x periapical que são muito úteis no dia-a-dia da clínica e são usados para áreas menores e diagnósticos que não precisam de muita precisão.

rx-4

Radiografias oclusais também são bem vindas em vários casos dando uma área maior e mais completa que o periapical, mas somente de uma arcada.

rx-6

– Quando for colocar aparelho ortodôntico vai ter que fazer uma documentação ortodôntica completa que inclui vários documentos importantíssimos de diagnóstico, que devem ficar muito bem guardados durante o tratamento ortodôntico.

– Um dos componentes da documentação ortodôntica é a panorâmica que eu, particularmente, adoro. Ela mostra todos os dentes da arcada, algumas estruturas ósseas bem como algumas “coisitas” mais.

rx-1

O raio-x não dói quando fazemos nem faz nenhum mal a saúde (não em grandes proporções); devemos apenas ter certos cuidados de proteção como:

– Evitar fazerradiografias em gestantes, somente se for muito necessário e com proteções suplementares.

– Todo raio-x deve ser batido protegendo tanto o dentista quanto o paciente. Essas proteções são em material que não permite a “passagem” da radiação como o chumbo.

– Em casos de raio-x digital não requer tanta proteção mas tem suas restrições.

rx-3

É importante conhecermos os efeitos da radiação e suas utilidades. Se informe que o conhecimento é um bem necessário e facilita muito nosso dia-a-dia.