Nutrição

6 Formas de cozinhar mais saudável

Por Redação Doutíssima 22/08/2013

Não basta comprar alimentos saudáveis e de qualidade, é igualmente importante saber prepará-los para preservar os nutrientes. Quais seriam os métodos de preparo de alimentos mais indicados? Quais aparelhos ou utensílios domésticos devemos comprar? Descubra a seguir.

alimentação saudável, cozinhar de forma saudável

1 – Ferver os alimentos

Cozinhar alimentos em água tem a vantagem de limitar a ingestão de gordura. A desvantagem são os nutrientes, tais como vitaminas e minerais migrarem do alimento para a água. Por isso, é recomendado usar o caldo em que os vegetais, carne e peixe sejam cozidos para fazer molhos ou sopas. Tenha cuidado para não cozinhar excessivamente os alimentos, evitando a perda dos nutrientes. Privilegie o uso de panelas em aço inox para este tipo de cozimento.

 

2 – À vapor

Certamente essa é a forma mais light de cozinhar, mantendo os nutrientes e sem adição de gordura. É especialmente adequado para o preparo de legumes e peixes. Existem panelas adaptadas para este tipo de cozimento, também aparelhos em aço inoxidável ou em plástico, fáceis de encontrar em lojas.

 

3 – Na estufa

Este método consiste em cozinhar o alimento em um recipiente fechado, em fogo baixo ou no forno e com pouca água. Como são cozidos na própria água, os alimentos apresentam uma perda mínima de nutrientes. Indicado para legumes, grandes pedaços de peixe, frango e carne. Você deve acompanhar o cozimento para que o alimento e a água não sequem.

 

4 – Panela de pressão

A panela de pressão, por ser selada aumenta a pressão interna, diminuindo a necessidade de tempo de cozimento, conservando os minerais e vitaminas. Todo o alimento pode ser cozido à pressão, com exceção da massa, arroz e leguminosas, como lentilhas.

 

5 – Souté

Essa técnica consiste em cozinhar os alimentos em fogo alto sem ou com muito pouca gordura. O método é rápido e faz o alimento reter seus nutrientes e obter uma certa crocância. Adequado tanto para peixes e legumes do que carnes. Para utilizar o mínimo possível de gordura, é aconselhável optar por equipamentos de alto desempenho, como frigideiras com revestimento antiaderente.

 

6 – Assar e grelhar

Especial para carnes e peixes. A comida é exposta diretamente ao forte calor de um forno, churrasqueira ou em placa de pedra, sem adição de gordura. Isto faz formar uma crosta externa caramelizada, impedindo a propagação e perda de nutrientes e do sabor.

 

Fonte: Doctissimo.