Guia dos Dentes

Profilaxia dental nos mínimos detalhes.

Por Redação Doutíssima 22/08/2013

prof-2

Para completar nossa conversa de hoje sobre variados tipos de Técnicas e aparelhos que podem ser utilizados para ter uma boa saúde bucal, vamos falar mais um pouco sobre a profilaxia dental que nada mais é do que a limpeza dos dentes.

prof-4

Já sabemos que a consulta de tratamento preventivo deve ser feita pelo menos de 6 em 6 meses. Esse tempo pode ser mais curto ou mais longo de acordo com fatores como:

Qualidade da saúde bucal. Pacientes mais comprometidos ou com problemas mais complexos devem voltar com mais frequência. O mesmo para pacientes que tem mais risco de reter sujeira no dente como portadores de aparelho ortodôntico, portadores de próteses, piercing bucais, pacientes com problemas periodontais, dentre outros.

Tipo de limpeza que o paciente realiza em casa. Tem pacientes que realmente cuidam muito bem dos dentes e seguem à risca o que deve ser feito e com isso, não precisam de um tempo muito curto entre as profilaxias. Já pacientes com dificuldades para realizar a higiene bucal diária, devem ter um retorno em menor tempo para evitar problemas mais sérios.

prof-1

Em que consiste a profilaxia? O que o dentista faz quando vou fazer a profilaxia?

Quando você vai realizar uma profilaxia no dentista, ela pode ser feita com uma escova parecida com as escovas elétricas que alguns tem em casa só que bem melhores e mais profissionais. O dentista utiliza uma pasta dental profissional e limpa dente por dente de forma individualizada, removendo completamente todas as sujeiras.

Essa profilaxia pode ser fortalecida com o uso de um jateamento com bicarbonato de sódio, que já conversamos anteriormente em nosso site ou com aplicação de flúor que também já tivemos uma bela conversa em nosso site.

prof-3

Outro tratamento que costumo associar com a profilaxia é a tartarectomia que tem um nome feio mas se resume à remoção de tártaro, feita através da raspagem que também já conversamos aqui.

prof-5

Estou tentando formar um conhecimento incremental em nossos leitores e para tal, lendo nossas conversas diariamente, você vai sedimentando conhecimento e criando vontade de se cuidar e ter um sorriso belo e saudável.