Saúde Mental

7 Dicas para manter a calma quando estiver irritado

Por Redação Doutíssima 23/08/2013

Keep calm and 1, 2, 3… A técnica é super conhecida, mas contar até 10 nem sempre funciona. As vezes, manter a calma quando se está super nervoso e irritado pode parecer tarefa fácil só para monge budista. É compreensível perder a cabeça nesses momentos, mas existem alternativas mais relaxadas para você. Aprenda 7 dicas que te ajudarão a manter a cabeça em ordem em momentos onde a paciência diz adeus.

1 stresse

1. Procure uma distração

Palavras cruzadas, desenhar, cozinhar, andar com o cachorro, ver tv, qualquer coisa que te relaxe e você goste de fazer. Dessa forma você alivia o estresse e recupera a calma.

 

2. Respire profundamente

Vá até um lugar tranquilo e respire! As respirações profundas vão diminuir o seu ritmo cardíaco, ajudando a acalmar os ânimos. A melhor forma de respirar é através do diafragma, lentamente inspirando o ar pelo nariz,  sentindo a barriga estufar e soltando o ar pela boca.

 

3. Ouça música

Estressou? A música tem o poder de acalmar. Ligue seu ipod e isole-se do mundo. Ouvir música associada à prática de exercícios de relaxamento muscular também podem ajudar.

 

4. Escreva

Coloque no papel todo o seu sentimento sobre aquilo que te causou raiva. Tal atitude exterioriza sua raiva e te libera do mal sentimento, te auxilia na compreensão do problema e te acalma para futuras decisões.

 

5.  Não negue sua irritação

Se você conseguir racionalizar que está com raiva, saberá não reagir de forma agressiva ou violenta. É importante saber diferenciar momentos de intensa raiva para estar em sintonia com seu interior. Desta forma, você não recorrerá a estratégias negativas para lidar com sua raiva, como consumo excessivo de álcool ou de outras substâncias.

 

6.  Pratique um exercício

Através de exercícios aeróbicos, seu corpo limpa as toxinas. Você vai suar, ofegar, descarregar sua raiva de maneira saudável. Seu corpo também libera endorfina no seu cérebro, substância que auxilia na sensação de bem-estar e diminui o stress.

 

7. Faça uma oração

Foi identificado por pesquisadores que indivíduos conseguem abandonar um sentimento ruim quando fazem orações pelo outro que o causou mal. A oração proporciona a dissipação de pensamentos negativos.

 

Fonte: Saúde Terra.