Guia dos Dentes

Aparelhos removíveis para crianças e adolescentes.

Por Redação Doutíssima 23/08/2013

ap-5

A ortodontia vem se desenvolvendo muito ao longo do tempo e cada vez mais damos valor para um tratamento que possa abranger todas as idades, todos tem o direito de viver bem e se o que causa o descontentamento no paciente é um problema ortodôntico, temos a solução. Uma faixa etária que eu adoro tratar é a das crianças em fase de trocas dentárias e em pleno crescimento. Normalmente nessa fase, utilizamos aparelhos removíveis com os mais variados propósitos.

ap-3

Para que são usados os aparelhos removíveis em crianças e adolescentes?

– Existem os aparelhos mantenedores de espaço que servem para, caso a criança perca um dente ou tenha ausência de um dente, esse aparelho vai manter o local desse dente intacto até que venham os dentes permanentes e com isso, evitar problemas futuros.

– Os aparelhos podem manter o espaço e além disso, no mesmo aparelho ser usado dentinhos de resina, imitando os dentinhos que a criança perdeu antes do tempo e assim, ela não vai ficar banguelinha para quem olha, principalmente na escola.

– Os aparelhos removíveis também podem tratar dentes em posições erradas em casos que ainda não pode colocar o aparelho fixo mas que precisa começar o tratamento o mais rápido possível.

– Podem ser usados como redirecionadores de crescimento ósseo, de forma ortopédica.

– Dentre outras opções.

ap-2

Esses aparelhos são difíceis de colocar? custam caro?

São aparelhos que são feitos muito rapidamente pelo ortodontista e sua equipe. A única desvantagem desses aparelhos é que por serem removíveis, o seu filho pode remover a hora que quiser requerendo uma devida conscientização da criança e isso pode ser complicado em alguns casos.

Com relação ao preço, não custam caro não e com a “odontologia moderna” você ainda pode pagar parcelado ou ao longo dos meses junto com a manutenção mensal do aparelho.

Orange and Blue Retainers

O que é a manutenção mensal? É mesmo necessária?

Manutenção mensal é a forma que o dentista tem de ir modificando os dentes através de modificações feitas nos aparelhos. Além de verificar se está indo tudo como esperado e de corrigir possíveis tolices que o paciente possa ter feito ou danificações do aparelho.

ap-4

Leve seu filho constantemente ao dentista, marque consultas com um ortodontista e fique com a certeza de que seu filho estará bem acompanhado. Os aparelhos removíveis são muito úteis e vou falar mais sobre cada um deles para você poder identificar caso precise ajudar alguém a ser encaminhado a um dentista.