Guia dos Dentes

Aprenda a usar a dedeira de silicone para a higiene bucal dos bebês

Por Redação Doutíssima 23/08/2013

bb-3

Umas das certezas que temos na odontologia é a de que quanto antes começarmos a tratar a higiene bucal do bebê, menores as chances de, em um futuro, ele vir a ter problemas bucais. Os cuidados bucais começam a partir do momento que o bebê nasce e começa a mamar, mesmo ainda sem dentes. E esses cuidados evoluem cada vez mais tendo mais elementos para serem limpos e com isso, tendo mais complexidade. Um instrumento de muita importância para a limpeza bucal, é a dedeira de silicone para bebês.

bb-2

Essa dedeira ou escova de dedo para bebês, é usada quando começam a nascer os primeiros dentinhos e não mais podemos limpar somente com a gaze e soro fisiológico.

Nessa fase começamos a precisar de uma limpeza mais completa. Como as escovas dentais, mesmo as infantis, são de tamanhos grandes demais para os nossos pequeninos e os bebês normalmente se movem muito não deixando os pais limparem com segurança e agilidade, foi criada essa capa de silicone para os dedos, com cerdas super macias que funciona como se o papai ou a mamãe estivessem limpando o dentinho do bebê com os próprios dedos.

bb-1

A dedeira é normalmente colocada no dedo indicador da mão que você tem mais controle. Você vai colocar uma pequena quantidade de pasta dental sem flúor (compre uma pasta dental só para o bebê não é para ele usar a sua). A quantidade de pasta é como se fosse uma gota de pasta no centro da dedeira, o bebê ainda não cospe e tudo que você usar será engolido ou se virará contra você em forma de baba.

bb-5

Não espere nascer vários dentinhos de leite para começar a escovar, a partir do momento que nascer o primeiro dente na boca, ele já deve começar a ser escovado com a dedeira e complete a escovação passando a escova de dedo levemente na gengiva, principalmente após a mamada do bebê ou ele ter se alimentado de alguma coisa.

bb-4

Quanto antes começar os cuidados e for aumentando o ritmo ao longo dos anos, mais o seu bebê crescerá com os dentes fortes e saudáveis e com técnicas de higiene bucais bem ensinadas e fixadas.