Filhos

Quando é hora de dar mesada ao seu filho?

Por Redação Doutíssima 23/08/2013

criança_poup3_1310816711484

É muito importante para o desenvolvimento da criança que ela aprenda a dar valor ao dinheiro e uma das formas mais fáceis de ensiná-la a administrar e entender o verdadeiro significado do dinheiro é dando mesada. Porém muitos pais têm dúvidas sobre a hora certa de começar a dar mesada, o valor, a frequência. Sabendo disso, nós fomos atrás de algumas dicas para ajudar os pais na hora de ensinar o seu filho a lidar com o dinheiro.

Crianças estão sempre querendo as coisas e enchendo você de “Mãe, me dá!”, não é mesmo? Isso começa quando seu filho tem por volta de 2 anos e é muito difícil conseguir dizer não para as crianças, mas lembre-se de que alguns “nãos” serão fundamentais para o futuro financeiro do seu filho. Desde pequeno, é muito importante fazer com que seu filho entenda que algumas coisas podem ser compradas naquela hora, mas outras dependem de um planejamento. Indague-o também sobre qual a importância da aquisição daquele objeto para ele.

Quando seu filho tiver entre 3 e 5 anos, é interessante começar a ensiná-lo a reconhecer as moedas e mostrá-lo que não se deve rasgar o dinheiro, nem molhar ou rasurar. Aos poucos, você pode aproveitar de uma simples passada ao supermercado para mostrar ao seu filho o que é caro e o que é barato, o que é necessário e o que é supérfluo.

A idade adequada para começar a dar dinheiro de maneira regular para o seu filho é por volta dos 6 anos, porém é imprescindível começar a ensiná-lo a administrar o seu dinheiro, a gastar, economizar, planejar e entender que, por exemplo, para comprar uma bicicleta, ele deve abrir mão de muitos doces.

Little boy counting coins

Até 6 anos

Ainda é muito cedo para estipular um pagamento regular, mas incentive o seu pequeno a juntar suas moedinhas para comprar o que deseja.

 

Dos 6 aos 10 anos

Nesta faixa etária, o ideal é que o pagamento seja semanal, pois um mês é muito longo para uma criança. Outra dica importante é fazer um cofrinho, se possível transparente, pois ver o dinheiro aumentando e ouvir o som das moedas estimula o interesse e o aprendizado das crianças.

Quanto ao valor, o recomendado é dar R$ 1 por ano de idade a cada semana.

 

Dos 11 aos 14 anos

Esta é a faixa etária em que a compreensão das crianças já é suficiente para receber, entender e administrar uma mesada. O valor pode aumentar um pouco e vai depender do meio social em que a criança está inserida. Não vincule a mesada a trabalhos domésticos ou notaas altas na escola.

 

A partir dos 15 anos

Nesta fase, os gastos aumentam naturalmente. Se você perceber que seu filho está acabando muito rápido com o dinheiro, converse com ele para saber se seus gastos são realmente necessários e, se sim, analize se o valor que você estipulou é suficiente e justo. Se o jovem precisar de mais dinheiro, vocês podem entrar em um acordo de empréstimo e descontar nas próximas mesadas.

 

 

Fontes: Revista Crescer Globo & M de Mulher Abril