Guia dos Dentes

O perigo da cárie em dentes de leite

Por Redação Doutíssima 23/08/2013

ca-1

A cárie é uma doença que persegue os dentista há muitos anos e já conseguimos desenvolver os mais diversos tratamentos mas é impressionante o poder que a mesma tem em provocar danos variados à boca e às diversas possibilidades que essas bactérias tem de causar epidemias significativas. Isso se agrava mais ainda quando temos a cárie em dentes de leite das crianças e bebês.

ca-5

Temos que entender que os dentes decíduos ou de leite são os dentes que nascem primeiro no ser humano, sendo substituídos posteriormente pelos dentes permanentes. Se a criança já possui cárie em dentes de leite, ela terá grandes chances de que isso contamine os dentes permanentes podendo causar problemas sérios não só na boca como no organismo como um todo.

c-4

O que pode acontecer quando o dente de leite pega uma cárie?

– O dente tem que ser tratado e isso normalmente é difícil em crianças e pode deixá-las com medo de dentista.

– A cárie pode contaminar o resto da boca, inclusive os dentes permanentes, como já tinha citado acima.

– A cárie pode evoluir e ser necessário arrancar o dente de leite antes do tempo normal e com isso, vai criar uma série de problemas de mordida e de nascimento de dentes permanentes.

– Dentre outros.

ca-2

Quais os tratamentos feitos em dentes de leite que estão com cárie?

– Restaurações com materiais próprios para esses dentes.

– Remoção do nervo do dente, seja completamente ou só da parte superior, mais afetada.

– Exodontia ou extração do dente. Deve ser seguida de colocação de aparelho que vai manter o espaço normal, evitando que dentes se movimentem para locais errados. Pode-se usar aparelhos removíveis que melhoram a estética caso o dente seja da frente.

ca-3

Vamos ter total atenção no que diz respeito a cárie, é um inimigo que faz estragos grandes muito rapidamente e aquele pontinho preto que você vai mostrar para o dentista só mês que vem quando acabar de pagar a sua bolsa nova, pode se transformar em tratamento de canal ou mesmo vir a perder o dente e ter que colocar um implante ou próteses que custam três vezes o preço de sua bolsa. Com saúde não se brinca.