Alimentação infantil > Guia dos Dentes

Conheça os efeitos dos chicletes para os dentes das crianças

Por Redação Doutíssima 26/08/2013

chi-1

Se tem uma coisa que uma grande parte da população adora são os chicletes. É muito difícil não achar um que você goste, eles vem nas mais variadas cores, tamanhos, sabores, cheiros e formas. A dúvida que fica na nossa cabeça é: mascar chicletes faz mal aos dentes das crianças? Posso deixar meus filhos mascarem chicletes? quantas vezes por dia?São diversas as dúvidas nesse sentido e vou lhes dar algumas dicas hoje.

chi-2

A primeira coisa que precisamos entender é:

Existem bactérias na boca que quando encontram os açucares que ingerimos na alimentação ou na bebida ou nos chicletes, Vai fazer essa bactéria produzir ácidos e são esses ácidos que provocam diversos problemas ao dente como a cárie ou as desmineralizações.

O que “limpa” a cavidade bucal constantemente e controla esses ácidos é a saliva que pode aumentar ou diminuir a sua quantidade. Quando a quantidade de açúcar é muito grande, a saliva não consegue neutralizar o ácido e isso é um problemão.

chi-3

No que mascar chicletes pode nos ajudar?

– Todas as gomas de mascar causam um aumento na produção de saliva e ajudam a neutralizar uma maior quantidade de ácidos. Lógico que o chiclete precisa ser sem açúcar. No caso de chicletes com açúcar, isso não vai acontecer devido os níveis de ácido aumentarem ainda mais.

chi-5

– Se os chicletes são a base de xilitol, existem algumas pesquisas que mostram que além dos benefícios acima, as bactérias da boca não metabolizam o xilitol e não aderem facilmente à superfície do dente quando o xilitol está presente, diminuindo o seu potencial de causar doenças e algumas pesquisas dizem que até mesmo prevenindo e combatendo doenças quando utilizado diariamente.

chi-4

O que mascar chicletes pode nos prejudicar?

– Nem pensar em mascar chicletes com aparelho ortodôntico, o desastre pode ser grande. Tanto pela goma de mascar se grudar no aparelho quanto isso causar um prejuízo do ponto de vista funcional do aparelho.

– A criançada de hoje já possui problemas como distúrbios da ATM e nesses casos, é proibido mascar chicletes. Existe uma grande ligação dos pacientes que mascam chicletes constantemente com essas DTMS.

– Chicletes a base de açucares também não são recomendados. Na verdade o açúcar é responsável por varias doenças.

chi-6

Então lhe encarrego de escolher bem o chiclete dos seus filhotes, depois de ler nossa conversa de hoje, você já será capaz de fazer essa escolha. Se usado com moderação e com os ingredientes certos em sua composição, o uso de chicletes pode ser benéfico. Uma boa higiene oral é sempre a melhor escolha.