Vitaminas

Conheça a importância da vitamina C contra riscos cardiovasculares

Por Redação Doutíssima 26/08/2013

Provavelmente, você sabe da importância da vitamina C para gripes e resfriados. Mas saiba que estudos apontam o uso da vitamina C contra riscos cardiovasculares. Isso quer dizer que os benefícios dessa substância vão muito além do que você imaginava até o momento.

 

Uso de vitamina C contra riscos cardiovasculares?

Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutriton, e desenvolvida pela Universidade de Medicina Jonhs Hopkins, mostra a eficácia da Vitamina C contra riscos cardiovasculares. O motivo é que ela auxilia a baixar a pressão arterial e, dessa forma, protege o coração contra infartos e até derrames cerebrais.

vitamina c contra riscos cardiovasculares

Vitamina C é uma substância diurética e pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Foto: iStock, Getty Images

O Dr. Peter R. Miller, principal autor da pesquisa diz que, para haver a redução da pressão, é necessária a ingestão cinco vezes mais alta que a recomendada em situações normais. Cerca de 500 mg por dia são suficientes para que se use a vitamina C contra riscos cardiovasculares com eficácia.

Um dos motivos pelo qual é viável o uso da vitamina C contra riscos cardiovasculares é o fato de ser uma substância diurética. Essa propriedade faz os rins eliminarem água e sódio, o que relaxa os vasos sanguíneos e, consequentemente, reduz a pressão arterial.

Vitamina C contra riscos cardiovasculares e benefícios

Mesmo antes de estudos, já se afirmava que a atuação da vitamina C contra riscos cardiovasculares era possível graças à polivalência de suas propriedades. Confira outros benefícios dessa substância para o organismo:

1. Combate o estresse

 

Quer ser mais feliz? Consuma vitamina C. Ela é fundamental na produção de hormônios como histamina, cortisol e norepinefrina, que melhoram o estresse. Assim como para a produção dos chamados hormônios da felicidade como serotonina, dopamina, adrenalina e noradrelina.

2. Afasta o risco de derrames

Que ela ajuda a baixar a pressão, disso já sabemos, mas a vitamina C também ajuda na produção de colágeno. Além de fazer bem para o rejuvenescimento da pele, ainda fortalece o sistema circulatório e evita as placas de gordura e coágulos que ficam nas veias e impedem a livre circulação de sangue.

3. Ajuda no emagrecimento

 

Quem ajuda as pessoas a perderem peso é a carnitina que, como em um passe de mágica, transforma gordura em energia. E a vitamina C é fator fundamental na produção dessa substância.

Não abuse da vitamina C

Com tantos benefícios, é normal que se queira ingerir vitamina C como se não houvesse amanhã.

Saiba que o excesso não é eliminado na urina, e o que não for utilizado pelo organismo pode trazer sérios problemas, como pedras nos rins. Para as mulheres, o excesso altera o ciclo menstrual, portanto, use com moderação.

Alimentos que possuem vitamina C

Para se beneficiar da vitamina C, não é preciso usar apenas suplementos. Aliás, esses nem devem ser usados sem indicação médica. Mas ela pode estar, natural e diariamente, nas suas refeições, de maneira saudável e equilibrada.

A vitamina C pode estar no agrião, couve, pimentão, pimenta, tomate, brócolis, goiaba, caju, laranja, morango, mamão, kiwi, pêssego e outros alimentos bastante comuns e com preços acessíveis.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!