Guia dos Dentes

A importância das liguinhas coloridas do aparelho.

Por Redação Doutíssima 27/08/2013

liga-5

Precisamos mudar com urgência o pesamento das pessoas de que o aparelho pode ser colocado somente para estética, como um adereço que se pendura nos dentes para enfeitar. O aparelho ortodôntico é algo sério que precisa ser bem encaminhado e pode provocar problemas graves se for colocado em casos que não se faz necessário ou se o paciente não tem os cuidados que deveria com o mesmo. Um fator de muita importância e que muitos pacientes não levam a sério são as liguinhas coloridas do aparelho.

liga-4

Cada parte do aparelho que colocamos nos seus dentes, tem uma função muito específica e importante e se você alterar qualquer uma delas vai causar danos ou atrasar o tratamento. 

liga-3

Para que servem as liguinhas no aparelho ortodôntico?

– A mecânica do aparelho acontece através de um fio metálico(arco) que guia os dentes para o local certo, puxando-os pelas peças coladas aos dentes chamadas de braquetes. Para que isso aconteça, esse fio metálico precisa ficar bem preso e o mais firme possível no braquete e quem faz essa contenção é a liguinha que podem também ser chamadas de alastic.

– Ao longo do mês essas ligas perdem a sua elasticidade e precisam ser trocadas. Essa é uma das coisas que seu ortodontista vai fazer durante as manutenções mensais.

liga-2

O que pode ser causado de problema quando os pacientes mexem nessas ligas?

– Quando o paciente troca em casa essas ligas ou com algum amigo que não seja um ortodontista, pode causar a quebra do aparelho, empenar o aparelho ou o arco, alterar a diagramação que o ortodontista fez e movimentar o dente para o lado errado ou mesmo causar problemas gengivais. Em alguns casos já aconteceu de o paciente perder o dente por causa de mexer no aparelho sem conhecer.

– Chegou a um ponto que eu preciso anotar, junto com todos os dados do que fiz mensalmente no paciente, a cor da liga que coloquei para poder identificar os pacientes que mexem no aparelho. Esses pacientes levam uma advertência e quando repetem, eu prefiro pedir para que troquem de ortodontista, pois não tem como fazer um tratamento correto com o paciente mexendo no aparelho.

liga-1

O tratamento ortodôntico é sério e precisamos entender que isso se trata de saúde e não de estética, pura e simplesmente. Faça o tratamento correto e cuide de seus dentes.