Cabelos

Óleo de coco é poderoso aliado dos cabelos

Por Redação Doutíssima 28/08/2013

O óleo de coco é um dos tratamentos capilares mais eficazes para uma variedade de problemas de cabelo. Rico em ácidos graxos, que nutrem e hidratam o couro cabeludo, é uma ótima alternativa aos produtos caros e que nem sempre fazem efeito. Um estudo publicado no Journal of Cosmetic Science, em 1999, descobriu que o óleo de coco pode acabar com a queda de cabelo devido à quebra dos fios.

Benefícios do óleo de coco para o cabelo

O óleo de coco tem sido usado como óleo de cabelo durante milhares de anos e tem mostrado resultados notáveis. Certos componentes ajudam a manter o cabelo forte, nutrido e protegido dos efeitos do envelhecimento precoce, como a calvície e a queda de cabelo excessiva. Veja alguns desses benefícios e quais os componentes deste óleo são responsáveis por eles.

óleo de coco

Óleo de coco traz vários benefícios para os cabelos: protege, hidrata e nutre os fios. Foto: iStock, Getty Images

Hidratação

 

O óleo feito à base de coco contém ácido láurico, um ácido graxo que ajuda a proteger o cabelo. De acordo com outro estudo publicado no Journal of Cosmetic Science, o óleo de coco tem mais benefícios de proteção dos fios do que outros óleos, como o de girassol ou mineral, já que é o único óleo que reduz a perda de proteína.

É a perda de proteína no cabelo que leva à quebra. O ácido láurico tem um peso molecular baixo, e é capaz de penetrar efetivamente na haste do cabelo, nutrindo-o com as vitaminas, os minerais e os ácidos graxos de cadeia média.

Crescimento do cabelo

 

O óleo de coco é rico em vitamina E, vitamina K e ferro. Os melhores resultados de crescimento do cabelo virão dos nutrientes que você ingere – seja por meio de dieta ou através de suplementos de crescimento de cabelo – e serão entregues aos folículos pilosos através da corrente sanguínea.

No entanto, você pode adicionar um tratamento nutritivo tópico para hidratar e melhorar a maciez e o brilho do cabelo.

Proteção 

 

Aplicando regularmente óleo de coco no cabelo, os folículos pilosos e as raízes estarão hidratadas. Este produto é absorvido profundamente no eixo do cabelo e, por isso, age como um bom condicionador profundo. A umidade do óleo ajuda a proteger contra os danos ambientais ou causados ​​pelo calor, e até mesmo das impurezas do ar e da água.

Antibacteriana 

 

Outro benefício do óleo feito de coco é que ele age como um agente antibacteriano e antifúngico, protegendo o couro cabeludo contra caspa e até mesmo piolhos. Segundo um estudo britânico de 2010, uma combinação de óleo de coco e anis foi mais eficaz do que a permetrina para infestações de piolhos, com uma taxa de cura de 82%, em oposição a 42% da permetrina.

 

oleo-de-coco

 

Óleo de coco para boa circulação

O aumento do fluxo sanguíneo no couro cabeludo ajuda a criar o ambiente ideal para o crescimento saudável do cabelo. O óleo de coco usado em uma massagem no couro cabeludo aumenta a circulação e penetra na pele devido às suas propriedades hidratantes.

A circulação de sangue para o couro cabeludo ajuda a garantir que seus folículos pilosos recebam a quantidade certa de oxigênio e nutrientes para o máximo crescimento do cabelo .

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!