Clínica Geral

Aprenda como tratar verrugas e cuide da sua pele

Por Redação Doutíssima 28/08/2013

Como tratar verrugas é uma questão bem delicada para quem tem e já fez de tudo para eliminar essas embaraçosas elevações da pele, muitas vezes extremamente visíveis, que, não raro, causam dor, constrangimentos, vergonha e são até motivo de bullying.

Porém, antes de tratar verrugas, ou de mexer nelas seja da maneira que for, é preciso uma avaliação médica, para saber o tipo, gravidade e qual o melhor tratamento disponível para elas.

como tratar verrugas

As verrugas são consideradas contagiosas e devem ser avaliadas por um médico. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar verrugas: conheça o problema

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a verruga é causada pelo vírus HPV e é uma elevação irregular, de aspecto protuberante e superfície áspera, que varia de acordo com o tipo (ao todo, são cinco os tipos).

 

Cerca de 50% delas desaparecem sozinhas, sem precisar tratar verrugas, em até dois anos, eliminadas pela nossa própria imunidade.

 

1. As verrugas vulgares 

São as mais comuns. Lesões irregulares e arredondadas, endurecidas. Começam com coloração mais clara e podem apresentar mudança de cor com o tempo. As áreas em que aparecem são mãos, cotovelos e joelhos.

2. As verrugas planas 

Aparecem, em geral, no rosto e parecem bolhas acastanhadas. Não são tão duras quanto as verrugas vulgares e nem muito grandes.

3. As verrugas plantares 

Aparecem na planta dos pés e são dolorosas. Com o peso do corpo, desenvolvem-se internamente, na sola dos pés, como bolha irregular cercada por uma camada endurecida de pele.

4. As verrugas filiformes 

Elevações finas e alongadas, ocorrem no rosto, pescoço, pálpebras e lábios. Em geral, desenvolvem-se em pessoas mais velhas.

5. As Verrugas anogenitais 

Este é o tipo mais perigoso de verrugas. Formam-se nas mucosas das regiões genital, perianal, oral e na uretra. Podem ser precursoras de tumores como o câncer de colo de útero e de pênis. Seu aspecto lembra uma couve-flor e, se não for tratada, pode se multiplicar e obstruir o ânus.

 

Tratamento das verrugas

É importante lembrar que as verrugas são contagiosas, e podem ser transmitidas pelo contato com o sangue ou o conteúdo expelido por lesão. Por isso, quando surgem, é preciso buscar logo avaliação para saber como tratar verrugas.

Nos casos mais simples, o tratamento é feito por meio de medicamentos aplicados no local da verruga. É comum também a intervenção com o uso de ácidos (cauterização química), aplicação de nitrogênio líquido ou eletrocauterização, procedimentos realizados por um dermatologista. Há ainda situações em que são usados laser e cirurgia convencional.

Dicas caseiras para tratar verrugas

Depois de consultar o médico para avaliar o tipo, a gravidade e saber como tratar verrugas, você pode usar algumas dicas caseiras resolver o problema:

 

1. Aspirina

Umedeça uma aspirina e, com um cotonete, passe a parte pastosa na verruga, cubra com esparadrapo. Use duas vezes ao dia.

2. Casca de banana

Pegue a casca da banana e passe a parte interna dela sobre a verruga quatro vezes ao dia. O resultado deve aparecer em uma semana.

3. Leite da casca de mamão verde

Pegue um mamão verde e faça um furo nele até sair um “leite”. Com um cotonete, passe na verruga até ela desaparecer.

4. Antisséptico bucal

Use antisséptico bucal de sua preferência sem álcool na limpeza da área três vezes ao dia. As verrugas caem em 15 dias de tratamento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!