Vitaminas

Conheça 6 benefícios da vitamina C para a saúde

Por Redação Doutíssima 29/08/2013

Os benefícios da vitamina C se estendem muito além do que imaginamos. Este importante nutriente para o corpo fortalece o sistema imunológico, ajuda a reconstruir tecidos, vasos sanguíneos e ossos danificados, e melhora a sintetização de cálcio e outros minerais.

Uma quantidade diária de 60 mg, por exemplo, é o suficiente para evitar as doenças causadas pela deficiência desta substância. A quantia recomendada para mulheres é de 75 mg diários, enquanto que para os homens o valor aumenta para 90 mg.

No caso de fumantes, uma quantidade diária de 110 mg para mulheres e 125 mg para homens é sugerida. Níveis mais elevados de vitamina C são necessários quando se está em condição de febre, trauma ou infecção.

benefícios da vitamina C

A vitamina C é um importante nutriente para o corpo e fortalece o sistema imunológico. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da vitamina C: saiba as fontes

Entre os principais alimentos que são fontes de obtenção de vitamina C podemos citar abacaxi, acerola, alho-poró, banana, batata, brócolis, caqui, cebolinha, couve-flor, goiaba, kiwi, laranja, limão, morango, pêssego, pimentas, salsinha, tomate e tomilho.

 

Veja 6 benefícios da vitamina C

Para conhecer melhor este nutriente, destacamos a seguir seis benefícios da vitamina C. Confira!

 

1. Grande aliada contra gripes e resfriados

 

Está gripado? Vitamina C e cama.” Quem já não ouviu esta frase alguma vez na vida? Pois bem, ela é sim uma grande aliada para reduzir os sintomas e a duração de gripes e resfriados. A vitamina C ainda diminui o risco de o quadro evoluir para pneumonia ou infecção nos pulmões.

2. Diminui o estresse

 

Pessoas cujo sistema imunológico está enfraquecido por conta do estresse podem tirar proveito dos benefícios da vitamina C. A conclusão é de um estudo feito na Alemanha com 120 pessoas. Em momentos estressantes, metade delas receberam 1.000 mg de vitamina C.

O resultado mostrou que os principais sinais de estresse, como elevação dos níveis do hormônio cortisol (responsável por anunciar a todo o corpo sobre o estresse) e da pressão arterial, foram significativamente maiores nos que não receberam a vitamina.

3. Previne o envelhecimento da pele

 

A vitamina C é rica no ácido ascórbico, excelente antioxidante que combate os radicais livres e previne o envelhecimento das células. Esta contatação foi publicada pelo “American Journal of Clinical Nutrition”. O estudo concluiu que há uma relação entre a ingestão de vitamina C mais elevada com menor probabilidade de ter aparência enrugada e ressecada.

4. Evita doenças nos olhos

 

Outro dos benefícios da vitamina C foi divulgado na pesquisa feita pelo “National Institutes of Health”. A conclusão foi que o consumo diário, em conjunto, de certas vitaminas e sais minerais  – vitamina C (500 mg), vitamina E (400 UI), betacaroteno (15 mg), zinco (80 mg) e cobre (2 mg) -, previne contra a perda de visão relacionada com a velhice.

5. Diminui o risco de derrames

 

Outra pesquisa americana comprovou os benefícios da vitamina C no organismo. Publicada no “American Journal of Clinical Nutrition”, ela identificou um risco 42% menor de acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas com maiores concentrações de vitamina C no sangue.

 

6. Auxilia contra a anemia

 

Entre os benefícios da vitamina C, este não é menos importante. Seu papel como auxiliar na absorção de ferro dos alimentos é bastante importante. Com esta função, ela também contribui na prevenção da anemia. Pela sua característica antioxidante, a vitamina C consegue modificar a estrutura química do mineral para uma forma mais fácil de ser absorvida pelo organismo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!