Moda

Confira 5 itens dos anos 80 que estão de volta e são tendência

Por Redação Doutíssima 29/08/2013

No universo da moda nada é definitivo. O cenário de tendências muda a todo instante, mas isso não significa que tudo o que já foi fashion nunca mais voltará aos holofotes. Pelo contrário: as grifes adoram repaginar ícones de épocas passadas, trazendo uma releitura mais atual deles para as passarelas. Agora, é a vez dos anos 80.

A época mais pop da história volta a ter influência sobre o look das fashionistas de plantão. Grifes como Moschino e Armani reavivaram elementos marcantes dos anos 80, como as cores vibrantes ou neon, as modelagens em jeans e cintura alta, os macacões, as ombreiras e, até mesmo, o look sportswear de Jane Foda.  

anos 80 doutíssima istock getty images

Itens dos anos 80 com muitas cores voltaram a inspirar os modistas do mundo todo. Foto: iStock, Getty Imagens

Anos 80: tendências

Marcada por uma grande efervescência cultural, a moda dos anos 80 teve ligação com o cenário musical e com os ideais de liberdade gritantes na época. Mas como traduzir isso em nossos looks modernos?

Comece definindo um item para protagonizar o visual. Veja algumas dicas:  

1. Ombreiras

anos 80 doutíssima instagram reprodução

Nas releituras modernas das roupas, a ombreira é menos caricata e mais sutil. Foto: Instagram, Reprodução

As ombreiras, especialmente em casacos e blazers, fazem parte do revival. Mas tome cuidado: nos anos 80, tudo era exagero. Nas releituras modernas, a ombreira é menos caricata, mais sutil. Por isso, vale usar para dar uma repaginada no look, mas sem exageros.

2. Total jeans

anos 80 doutíssima instagram reprodução

Você não precisa ter receio de usar uma camisa jeans e uma calça jeans ao mesmo tempo. Foto: Instagram, Reprodução

Quem poderia imaginar que usar um visual todo em jeans voltaria a ser sinônimo de estilo? Pois é isso mesmo: agora a moda garante a volta do status fashion dessa combinação. Isso significa que você não precisa ter medo de usar uma camisa jeans e uma calça jeans ao mesmo tempo.

Arremate a produção com um maxicolar, bem moderno, para dar uma quebrada no visual e não parecer antiquada. Se completar a produção com um tênis branco, ficará mais estilosa ainda.

3. Flare

anos 80 doutíssima instagram reprodução

Na releitura da calça flare, a peça ganha uma pegada mais chique. Foto: Instagram, Reprodução

A flare, ou boca de sino, é aquela calça característica do look hippie, com a barra redonda. Na releitura, entretanto, ela ganha uma pegada chique. Assim como a ombreira, a pantalona volta menos caricata e mais elegante, bem colada na cintura e menos ampla no comprimento.

4. Macacão

anos 80 doutíssima instagram reprodução

O macacão ressurge nas mais diversas modelagens, materiais e cores. Foto: Instagram, Reprodução

O macacão foi outra peça hit dos anos 80 e que hoje é sucesso absoluto. Ele ressurge nas mais diversas modelagens e cores, mas o branco é o que promete bombar na primavera-verão. O próprio macacão jeans, no estilo jardineira, também já deu pinta no look de algumas celebridades e deverá agitar cada vez mais o cenário fashion.

5. Bolsas coloridas com tachas

anos 80 doutíssima instagram reprodução

Cores vibrantes são muito características dos anos 80 e estão de volta. Foto: Instagram, Reprodução

As cores vibrantes são muito características dos anos 80. Tonalidades eletrizantes como o rosa, o verde e o azul neon eram muito marcantes na época – e
specialmente nas
produções de Madonna. Por isso, se o seu objetivo for fazer uma releitura da tendência, invista em uma bolsa ou clutch colorida.

Se quiser adicionar uma vibe rock’n’roll ao look, opte por um modelo de bolsa colorida com tachas ou spikes. Você ficará, ao mesmo tempo, vintage e contemporânea.

Look anos 80: cuidados

Sempre que algum tipo de tendência é reavivada, são necessários alguns cuidados extras no visual. Afinal, a ideia não é você parecer uma cópia da Madonna. Por isso, a dica inicial é: escolha apenas um traço dos anos 80 para a sua produção.

Além disso, é importante mesclar de forma equilibrada os acessórios. Use um complemento mais moderno para equilibrar com a peça dos anos 80. Assim, o visual não fica exagerado, nem caricato.  

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!