Guia dos Dentes

Alimentação para pacientes com aparelho ortodôntico

Por Redação Doutíssima 29/08/2013

Costumo brincar com meus pacientes que não tem muito segredo no que pode ou não fazer depois que colocar aparelho. Todo paciente entende tudo que precisa, sabe tudo que precisa mas não consegue seguir ao longo do seu dia-a-dia e é ai que se encontra o problema

.

 

 

Por isso, tentei criar, juntamente com meus pacientes, dicas de alimentação que você pode seguir com menos esforço mas como tudo na vida, nada é milagre então, dependo de você para aplicar constantemente as dicas de alimentação para pacientes com aparelho ortodôntico.

com-3

Primeiro passo:

– Tudo que diz respeito ao aparelho vai precisar de calma e paciência de sua parte, aproveite isso para desacelerar seu dia-a-dia e cuidar de sua saúde.

– Com o tempo, você poderá fazer as mesmas coisas que fazia sem o aparelho mas com delicadeza. Tenho pacientes que continuam com suas vidas normalmente como se estivessem sem o aparelho, nunca quebrando peças nem se machucando e isso está ligado a serem pacientes com bons hábitos alimentares.

com-1

Segundo passo:

– Acabamos com essa conversa de calma e tranquilidade e vamos diretamente para os passos práticos (mas reforço que a base de tudo é a calma e tranquilidade, na alimentação para pacientes com aparelho ortodôntico).

– Tudo que comer tem que ser cortado em pequenas partes, seja com a mão ou com garfo e faca: maça, sanduíches( principalmente estilo Mac donald’s), carnes (principalmente as duras), etc.

– Seus dentes não foram feitos para roer coisas muito duras, você não é parente de esquilo. Não pode: quebrar gelo ou pirulito com os dentes; para a população do norte, nada de farinha baguda (eles vão entender), nada de abrir garrafa de cerveja com os dentes (isso é para os bebedores descontrolados), nada de roer unhas (muito menos as unhas dos pés). Enfim, nada de roer.

com-2

Terceiro passo:

– Ter cuidado e aguentar firme que em pouco tempo você já estará sem o aparelho e com os dentes em perfeito alinhamento. Quanto mais você levar a sério, mais rápido será seu tratamento e mais tranquilo. Não esqueça que  nada disso adianta se você faltar manutenções mensais.