Guia dos Dentes

ATM, conheça melhor a articulação da mastigação

Por Redação Doutíssima 29/08/2013

atm-4

A ATM, também chamada de articulação temporomandibular, é a articulação que liga o maxilar à mandíbula. É uma articulação pouco conhecida, pois muitos pensam que articulação é somente no joelho, cotovelo e similares e esquecem dessa articulação que é vital para o ser humano.

atm-1

Para que serve a ATM?

Sabemos que essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, ela movimenta a mandíbula (queixo) para variadas opções como para frente, lados e atrás. Esses movimentos são os movimentos básicos usados na mastigação. Nela se inserem músculos, ligamentos, discos, ossos que funcionam com uma mecânica maravilhosa e meticulosa.

O que acontece se algo der errado com a ATM?

Dor, essa é a resposta mais direta que posso lhes dar. A alteração dessa ATM causa o que chamamos de DTM que é uma desordem dessa articulação e isso gera comprometimento de todo o sistema que está envolvido ( músculos, ligamentos, discos, ossos).

atm-5

Como posso saber se algo deu errado com a minha ATM?

Os principais sinais e sintomas são:

– Sensação de que a mandíbula está saltando para fora, sendo empurrada para frente.

– Estalos e barulhos diversos perto do ouvido. Normalmente ao abrir e fechar a boca.

– Em casos mais sérios, travar por algum momento.

– Dor de cabeça, de ouvido, atrás dos olhos.

– Mudança no encaixe dos dentes.

atm-2

Somente seu dentista vai poder certificar que sua ATM está em bom funcionamento ou se você precisa de algum tratamento. Pode ser necessário o encaminhamento para realizar exames radiográficos para poder fechar o diagnóstico de DTM.

O tratamento é um pouco cansativo e às vezes não confortável, mas a melhora nas dores é muito grande, além de acabar com os desgastes provocados pela DTM. Se não tratada é cumulativa e degenerativa, sempre piorando, cada vez mais.

atm-3

Cuide da alimentação, faça exames periódicos com o dentista, tenha boa higiene dental e fique com a certeza de uma saúde perfeita.