Alimentação infantil > Guia dos Dentes

Lanche na escola pode trazer prejuízos à saúde bucal das crianças

Por Redação Doutíssima 29/08/2013

Você sabia que o lanche na escola do seu filho é capaz de ter efeitos negativos na saúde bucal? Alguns alimentos podem tornar os dentes muito mais suscetíveis ao aparecimento de cáries.

 

Para resolver o problema, bastam algumas mudanças nos alimentos consumidos no lanche na escola, e ressaltar a importância da higiene bucal.

lanche na escola

Os pais precisam prestar atenção nos alimentos que os filhos levam para a escola. Foto: iStock, Getty Images

Por que ter atenção com o lanche na escola?

 

Todo mundo sabe que uma dieta nutritiva e balanceada é essencial para uma vida saudável, assim como para prevenção de cáries e doenças da gengiva. Quando a criança come alimentos ricos em amido ou açúcar, está alimentando uma película fina e invisível de bactérias pegajosas e outros materiais que cobrem todas as superfícies de todos os seus dentes.

Se a criança não escovar os dentes logo após consumir esses tipos de alimento, os açúcares ou amido na boca entram em contato com a placa, e os ácidos resultantes atacam os dentes.

Isso leva ao aparecimento de cáries. Segundos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as cáries afetam de 60% a 90% das crianças em idade escolar em todo o mundo. Por isso, é preciso ter cuidado com os alimentos que você coloca na lancheira do seu filho.

Quais os vilões do lanche na escola?

Segundo especialistas do centro médico da Universidade de Rochester, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, alguns alimentos devem ser evitados no lanche na escola. Por exemplo, balas e doces, que contêm açúcar refinado.

Alimentos ricos em amido, como pães e chips de batata, podem ficar presos entre os dentes e causar cáries, assim como refrigerantes gaseificados, que são a principal fonte de adição de açúcar entre crianças e adolescentes.

Além do açúcar elevado, a maioria dos refrigerantes contém ácidos fosfóricos e cítricos, que desgastam o esmalte do dente.

Uma publicação do jornal britânico Daily Mail sugere que o iogurte, apesar de  considerado um lanche saudável para a lancheira das crianças, está causando graves danos aos dentes. Isso porque muitos são altamente ácidos e causam erosão do esmalte.

Além disso, a maçã tampouco é considerada uma boa escolha. Apesar de fazer bem à saúde, uma pesquisa feita pelo Departamento Americano de Agricultura mostra que a fruta tem um teor de açúcar de até 15. Combinada com sua elevada acidez natural, a ingestão de maçãs poderia resultar em erosão dentária.

Então, o que levar no lanche na escola?

Alimentos com fibras têm um efeito detergente em sua boca, diz a American Dental Association (ADA). Ao lado do creme dental, essa é a melhor defesa natural contra cáries e doenças da gengivas.

Além disso, uma salada de frutas sem açúcar é uma ótima opção, assim como o morango, que contém ácido málico, um adstringente natural. Já o leite e o queijo, atuam na prevenção contra cárie, pois reduzem a perda de minerais do esmalte do dente.

Entretanto, não basta colocar os alimentos certos na lancheira. É necessário ressaltar a importância da higienização dos dentes na escola e recomendar a ingestão de bastante água. Além disso, sempre deixar uma escova de dentes e um creme dental na mochila para que seu filho tenha essas ferramentas sempre à mão quando consumir algum lanche na escola.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!