Filhos > Saúde Mental

Como livrar seu filho do medo do escuro

Por Redação Doutíssima 29/08/2013

Crianças têm muitos medos e o medo de escuro é uma reação comum na infância. Muitas mães desenvolvem técnicas para conseguir fazer seus filhos dormirem no escuro, mas muitas vezes não funciona e o medo da criança persiste. Como fazer numa situação como essa? Fomos em busca de informações para te orientar e ajudar suas crias.

Afraid-02

Estratégias contra o medo do escuro

 

Não desconsidere o medo da criança e não faça pouco caso disso. Quando ela demonstrar que está com medo do escuro, diga pra ela que você entende, que também sente medo as vezes mas que isso passa. Faça-a saber que é normal sentir medo para que ela supere aos poucos.

Evite que a rotina antes de dormir tenha conteúdos que possam assustar ou causar medo. Não leia histórias ou veja filmes que assustem a criança.

Permita que a criança tenha objetos que a tragam segurança. Ursinhos de pelúcia “guarda-costas”, uma lâmpada para dormir ou um abajur que ela possa ascender quando tiver medo. Entre no medo da maneira dele, borrife o quarto com spray “antifantasma”, diga palavras mágicas contra as criaturas do mal, ele se sentira no controle da situação. Tente elogiar cada vez que ele dormir sem luz, por sua postura corajosa contra o medo que tem.

Quando ele acordar no meio da noite com medo, explique que o sonho dele não é real e console seu filho em sua própria cama, ao invés de traze-lo para a cama dos adultos.

Cuidado para não exagerar na proteção achando que consegue livrar seu filho do medo. Na verdade, faz parte do processo de crescimento e faz bem a criança passar pelo medo e superá-lo. Evitar sempre que ela veja histórias onde há monstros e fantasmas, contar os contos só com a parte feliz não protege seu filho. Contos e histórias onde os heróis vencem os mal fazem a criança perceber que ela também pode vencer seus medos.

 

Fonte: Baby center, delas ig.