Dieta

Entenda a importância da vitamina C na dieta

Por Redação Doutíssima 30/08/2013

Você já fez ou está fazendo dieta? Um dos objetivos constantes na vida de muitas mulheres é a manutenção do peso ideal ou, ainda, a diminuição dos dígitos da balança. Assim, qualquer notícia sobre alimentação ganha espaço o tempo todo.

Mas é preciso estar atenta às informações da moda. Uma delas é a dieta da vitamina C, que prioriza somente alimentos ricos nessa substância, em detrimento de outros.

A nutricionista Michele Blankenheim explica que a vitamina C tem realmente muitos benefícios. “Porém, qualquer dieta deve ter fontes de todos os nutrientes, já que nosso organismo precisa de todas as vitaminas e minerais para funcionar corretamente”, sinaliza. Outros especialistas alertam paro uso excessivo e indiscriminado de vitamina C.

dieta

Unida com outros nutrientes, vitamina C pode ajudar na queima de gordura corporal. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com o médico geriatra Alberto de Macedo Soares, o excesso da vitamina C pode ocasionar cálculos renais, além de distúrbios gastrointestinais e uma irritação e incômodo na bexiga decorrentes da acidificação.

Dieta precisa ter equilíbrio

Assim, o melhor a fazer é sempre buscar o equilíbrio e a orientação de profissionais que podem ajudar na montagem de uma dieta adequada que vai proporcionar a perda de peso e a preservação da saúde.

Como diz Michele, o ideal é que essa dieta seja contemplada com todos os nutrientes necessários para o organismo humano, inclusive a vitamina C.

Sabe-se que a vitamina C atua na perda de peso por ser rica em carnitina, substância que auxilia a queima de gordura. Mas não é só isso, além de integrar o grupo de vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo, a vitamina C protege contra a baixa do sistema imunológico, doenças cardiovasculares, dos olhos e até envelhecimento da pele.

Vale uma conversa com um nutricionista que vai ajudá-la a encontrar a melhor forma de incluir os alimentos ricos em vitamina C em seu cardápio.

Como incluir vitamina C em sua dieta

Abaixo, apresentamos algumas dicas de receitas para que você inclua a vitamina C em sua rotina, são sugestões que, diante de orientações de profissionais, podem ser variadas ou incrementadas. Lembre-se, sempre, de contar com todos os nutrientes de que precisa em todas as refeições.

1. Mousse de maracujá light

Ingredientes:

1 copo de suco de maracujá natural

1 copo de iogurte diet

2 claras em neve

1 xícara de pera

1 xícara de gelo

1 gelatina sem sabor

1 xícara de água

5 gotas de adoçante

Modo de Preparo:

Você deve dissolver a gelatina na xícara de água e colocar no liquidificador com todos os ingredientes e, por último, as claras em neve. Bata levemente e leve as formas à geladeira.

2. Frango com laranja

Ingredientes:

1 frango cortado em pedaços e temperado com sal e pimenta do reino a gosto

4 colheres (chá) rasas de farinha de trigo

1 xícara de suco de laranja

1 colher (sopa) de molho de soja

1 colher (sopa) rasa de casca de laranja ralada

½ colher (café) de tomilho seco

1 colher (café) rasa de páprica

Gomos de 2 laranjas-pera

Modo de Preparo:

Você deve dourar o frango, salpicar com a farinha de trigo. Em seguida, despeje o suco de laranja. Junte o resto dos ingredientes, menos os gomos de laranja. Quando ferver, tampe, você deve baixar o fogo e deixar acabar de cozinhar. Acrescente os gomos de laranja.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!