Guia dos Dentes

Entenda a harmonia da face: face padrão I

Por Redação Doutíssima 30/08/2013

pad-3

Quando falamos da face do paciente, falamos em harmonia ou em proporção, que podem ser medidas ou são apenas vistas e apreciadas ou depreciadas. E nesse ponto, precisamos esquecer um pouco a posição de dentes e nos concentrar em linhas e ângulos formados pelas estruturas que compõe a face como: Lábios, Nariz, Olhos e ossos da face. Tudo isso para que você entenda melhor a harmonia da face.

Nessa conversa iremos nos deter na base de tudo que é a face padrão, a face harmônica.

pad-2

Quais são as características de uma face padrão I?

Os pacientes classificados como Padrão I são caracterizados pelo equilíbrio sagital e vertical da face nas visões frontal e lateral. Eles não são necessariamente bonitos, mas equilibrados sagital e verticalmente. Podemos caracterizar o paciente como equilibrado, verificando medidas como:

– Simetria aparente,

– Distância intercanto medial dos olhos similar à largura do nariz,

– Distância interpupilar similar à largura da comissura bucal,

– Proporção entre os terços faciais,

– Lábio superior equivalente à metade da altura do lábio inferior,

– Selamento labial passivo, quando paciente fecha a boca, os lábios se encostam sem esforço.

– Muitas outras medidas vistas de perfil e de frente. Com isso, temos vários quesitos para avaliar uma face equilibrada.

pad-1

Esse paciente precisa de tratamento?

No que diz respeito ao osso, ele não deve precisar de tratamentos ortopédicos ou cirúrgicos mas do ponto de vista dentário ele pode sim apresentar dentes tortos e necessitar de utilização de aparatologia ortodôntica.

p-5

Com isso, percebemos um paciente com altura e largura da face proporcionais e proporção nas estruturas faciais como lábios, olhos, nazis e elevações que os ossos da face fazem no tecido facial. Sendo assim, você saberá o que consideramos uma face harmônica ou proporcional e isso vai lhe dar a base que precisa para entender o que vai mudar quando compararmos com os casos nos quais essa harmonia não existe.