Clínica Geral

5 Posturas para curar a dor nas costas

Por Redação Doutíssima 02/09/2013

Coluna tensa e dolorida? Adote algumas posturas que vão curar a dor nas costas ou pelo menos ajudar a aliviar o incômodo!

dor-nas-costas1

Grande parte da população sofreu, sofre ou ainda vai sofrer de dor nas costas e, segundo estatísticas, este mal vem atingindo um número cada vez maior de jovens. Seja devido à má postura, às longas horas em uma mesma posição no trabalho, um esforço inoportuno ou um pico de estresse; seja intensa ou não, maligna ou benígna, uma dorzinha nas costas é o suficiente para incomodar muita gente. Aprenda agora a se livrar de todo esse mal-estar.

A saúde da coluna está diretamente ligada ao conhecimento do corpo. Saber como funciona a mecânica da coluna vertebral é o primeiro passo para saber como você está fazendo mal a ela e como evitar. Estar sempre alerta ao peso, a boa distribuição dele sobre seu corpo, praticar exercícios físicos e lutar contra o estresse do dia-a-dia vão ajudar a baixar a tensão e, consequentemente, diminuir a dor.

 

Descubra agora quais são as 5 posturas para curar a dor nas costas!

 

  1. Quando estiver em pé, procure manter-se com a coluna ereta, o pescoço alongado e bem vertical, ombros em linha reta, porém descontraídos. A barriga e o bumbum para dentro também contribuem para o sustento da coluna. Tente manter a bacia levemente inclinada para trás, joelhos flexíveis. Distribua seu peso em seus pés.
  2. Sentado em uma cadeira normal, sente-se mais no fundo, pois assim o peso vai se distribuir naturalmente entre as nádegas e as coxas. Se for o caso, utilize uma almofada para apoiar as costas. O ideal é manter os ombros baixos, levemente voltados para trás e descontraídos. Se necessário, apoiar as costas direito com um pequeno travesseiro. Não incline a cabeça para frente. Para manter as costas retas, contraia seu estômago.
  3. A melhor opção para quem tem lombar e pélvis frágeis é o uso de um banco inclinado em 5° para baixo para compensar o peso do corpo dos quadris para as coxas e dos joelhos para o chão. No trabalho, dê preferência para uma mesa um pouco inclinada e procure mudar de posição com frequência. Colocar o telefone entre orelha e ombro, pois isto cansa os músculos do pescoço. Voltar para casa a pé é uma boa solução para quem passou o dia inteiro sentado no escritório.
  4. Descontraia a sua coluna e incline o tronco para baixo, inspirando pelo nariz, deixando-se levar completamente, como se fosse encostar as mãos nos pés. Volte a ficar em pé, incline o tronco para frente, relaxando seus músculo completamente por 10 segundos, respirando lentamente pela boca. Repita o exercício 3 vezes.
  5. Estique seus braços para cima – como se estivesse se esticando na cama quando acorda – e fique na ponta dos pés durante 10 segundos expirando lentamente pela boca. Solte os braços completamente inspirando pelo nariz durante 8 segundos. Solte todo o corpo. Volte a distribuir o peso do corpo sobre toda a planta dos pés.OU

    Pendure-se em uma barra fixa ligada aos pilares de uma porta, por exemplo. Isso ajuda a relaxar os discos invertebrais e melhorar a postura.

 

 

A prática regular e suave de exercícios físicos contribui para o bem-estar da coluna, porém, pergunte a opinião do seu médico antes de começar.

 

 

Fonte: Doctissimo