Guia dos Dentes

Cuidando de seus dentes na correria do dia-a-dia

Por Redação Doutíssima 02/09/2013

t-5

A maioria dos pacientes tem a semana muito atarefada e usa isso como desculpa para justificar a falta de cuidados com os dentes, nunca temos tempo para o fio dental, poucos tem tempo para escovar sempre após se alimentar de algo e muitos estão completamente despreocupados com o que comem. Vamos falar hoje sobre um jeito prático de você cuidar dos seus dentes mesmo na correria do dia-a-dia.

t-2

Quais alimentos nos ajudam a manter os dentes o mais limpos possível ao longo do dia, quando não conseguimos parar para fazer direito nossa limpeza dental?

t-4

– Maçã, que tem tanto um efeito químico quanto mecânico de limpeza. Leve algumas com você e quando tiver um tempo, coma pelo menos de 2 em 2 horas um alimento que ajude na limpeza bucal ou pode comer essas alimentos logo após a refeição que ajuda bastante na pré-limpeza dos dentes.

– Leve chicletes sem açúcar ou com xilitol. Isso vai fazer com que mantenha sua salivação em níveis satisfatórios e dificultar a vida das bactérias cariogênicas.

– Quanto menos açúcar nos alimentos, melhor, pois vai ficar longos períodos sem escovar e passar fio dental de forma satisfatória e o açúcar vai fazer estragos se estiver em grandes quantidades.

– Evitar ingerir alimentos ácidos.

– A listinha dos alimentos para utilizar na correria do dia-a-dia com saúde dental é a seguinte: melancia, amêndoas e castanhas, agrião, alho, cebola, couve,  maçã, coco, pera, kiwi, pepino, cenoura e manga.

t-1

Dicas para se manter firme na limpeza dental na correria do dia-a-dia:

– Tenha no local de trabalho, um outro kit de limpeza dental com pasta dental, escova dental, fio dental e seria bem importante ter um antisséptico para bochecho. Para quem trabalha andando pela cidade, leve seu kit na mochila ou na bolsa.

– Se usar aparelho ortodôntico, tenha em seu local de trabalho um espelho portátil para ajudar na escovação direcionada entre as peças do aparelho ou de um pulinho no banheiro e faça toda sua higiene dental, se possível.

– Todos os materiais para uma boa higiene oral são super portáteis e cabem facilmente na mochila ou sacola das mulheres ou mesmo na gaveta do trabalho e no porta luvas do carro.

t-3

Cuide bem da sua saúde dental e evite dores de cabeça e nos dentes.