Clínica Geral

O que é e como tratar a giardíase

Por Redação Doutíssima 02/09/2013

A giardíase é uma infecção que se desenvolve no intestino delgado causada por um protozoário chamado Giardia lambliaé. Essa doença pode ser contraída através do consumo de água contaminada por esgoto ou o contato com as fezes dos indivíduos contaminados. A falta de higiene ou o sexo oral/anal podem causar a transmissão da doença. O contato entre pessoas também pode ser contagioso. O contagio entre as crianças é de alto índice, causando surtos muito comuns em creches e escolas. A doença pode ser diagnosticada por meio de exames de fezes.

Woman Touching Her Stomach

Os sintomas da doença são: Dor abdominal, diarreia crônica com cheiro forte, gases ou inchaço, dor de cabeça, perda de apetite, febre baixa, náusea, Inchaço ou distensão do abdome, vômitos. O tempo entre a infecção e o início dos sintomas é de 7 a 14 dias. A fase aguda dura de 2 a 4 semanas.

 

Prevenindo a giardíase: Devem ser utilizados métodos de purificação de águas de rios, lagos ou locais considerados de baixa segurança sanitária. Ferver, filtrar ou tratar com iodo são opções para consumir a água com maior segurança. É importante lavar bem as mãos e manter bons hábitos de higiene quando se trabalha em contato com o público, em creches ou instituições. O risco de contrair ou passar giardíase diminui também quando as práticas sexuais são seguras, principalmente em relação ao sexo anal, com o uso da camisinha.

 

O tratamento da doença: É possível que algumas infecções desapareçam sozinhas. Em caso dos sintomas persistirem por mais de 2 semanas, deve-se buscar auxílio médico para a prescrição de medicamentos anti-infecciosos. Se o paciente demonstra resistência às drogas pode ser necessário o uso de antibióticos. As taxas de cura são altas, geralmente mais de 2/3 dos pacientes se curam. O tratamento da giardíase não pode ser efetuado durante a gestação, deve começar após o parto pois algumas drogas usadas para tratar a infeção podem ser prejudiciais ao bebê.

 

Fonte: Brasil escola, Minha vida.