Guia dos Dentes

Cuidado: O estresse pode acabar com os seus dentes

Por Redação Doutíssima 03/09/2013

s-1

Cada dia que passa as pessoas estão com o cotidiano mais cheio de coisas a resolver, sempre com problemas de dinheiro ou familiar ou de saúde ou um dos variados problemas que papai do céu coloca nas nossas vidas para testar nossa evolução como seres humanos. E com isso, esse estresse gera uma série de problemas secundários no organismo como um todo e é lógico que a boca não fica de fora.

s-2

Quais os problemas bucais que o estresse pode causar?

– Aftas. São feridas na boca que podem ter início por traumas ou alterações salivares e orgânicas.

– Gengivite. Já conversamos várias vezes, veja publicações anteriores aqui no site.

– Bruxismo. Já conversamos sobre o bruxismo, veja publicações anteriores aqui no site.

– Cárie.Já conversamos sobre a cárie, veja publicações anteriores aqui no site.

– Tártaro.Já conversamos sobre o tártaro, veja publicações anteriores aqui no site.

– Mau hálito. Devido diminuir o volume de saliva e aumentar os volumes de compostos de enxofre.

s-5

Isso tudo pode ocorrer devido cada tipo de emoção, são liberadas diferentes substâncias no organismo e em diferentes concentrações e são essas alterações que vão provocar os problemas bucais. Com isso vai se romper o que chamamos de homeostase orgânica que é a propriedade orgânica que auto-regula e mantém o estado de equilíbrio do nosso corpo.

s-3

As boas notícias também estressam o organismo?

Infelizmente sim, as notícias boas também causam estresse ao organismo e podem ser igualmente maléfica devido a liberação de hormônios como adrenalina, noradrenalina e acetilcolina, dentre outros. Eles vão mudar de forma perigosa, a quantidade e a qualidade de saliva. Até então são vários os estudos que tentam tanto quantificar esses males quanto comparar o estresse por notícias ruins do estresse por notícias boas.

s-4

Então fica a dica: Não fique muito nervoso nem muito feliz. Como tudo na vida, os extremos são prejudiciais. Se tiver cuidados diários com a higiene dental, se alimentar de forma correta e ir ao dentista de forma sazonal, vai minimizar os efeitos que o estresse pode causar na boca.

Tenha sempre por perto um kit de higiene dental e caso não consiga evitar o estresse, relaxe escovando os dentes.