Nutrição

Saiba exatamente o que é índice glicêmico

Por Dra. Simone Austgulen 03/09/2013

immagini-indice-glicemico-cibo~1

A cada dia, novas informações chegam em relação a dieta ideal. Talvez seja confuso tentar seguir todas as dicas! A Nutrição está cada vez mais sofisticada e, com a epidemia mundial de obesidade, temos todos que nos esforçar para fazer escolhas cada vez mais saudáveis. Um fator muito discutido na última década e ainda pouco conhecido pelo público em geral é o índice glicêmico. O que você sabe sobre ele?

Já velho conhecido de atletas, o índice glicêmico tem se mostrado um forte aliado no combate a diabetes, perda de peso e controle de risco cardiovascular.

 

O que seria finalmente o índice glicêmico (IG)?

Índice glicêmico é uma maneira de medir a velocidade de absorção da glicose contida nos diferentes alimentos. Um alimento com alto índice glicêmico é aquele que é rapidamente absorvido no intestino ocasionando uma alta concentração de glicose no sangue após a refeição.

O alimento tido como padrão para essa avaliação é o açúcar, seu IG foi estipulado como 100. Todos os outros alimentos terão calculados um valor que vai ser estipulado em comparação com o açúcar para uma mesma quantidade de carboidratos (50g).

indice_glicemico

Além de saber quanto de carboidrato estamos consumindo, agora devemos nos preocupar também com que velocidade esses alimentos chegam a nossa corrente sanguínea. 😉

 

Como o índice glicêmico pode alterar a vida das pessoas?

Uma vez que a concentração de glicose é alta no sangue, muita insulina deve ser liberada para compensar esse estado hiperglicêmico. E da mesma forma que essa glicose veio rápido, sairá igualmente rápido da corrente sanguínea pela ação da insulina. O resultado é fome mais rápido, vontade de atacar a geladeira, quilinhos a mais e… o resto você já sabe.

Uma dieta mais equilibrada contém alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico, o que significa maior saciedade por mais tempo, menores picos de insulina e menor ganho de gordura (principalmente aquela abdominal).

Vamos dar boas vindas a aveia, batata doce, alimentos integrais etc! Mas não precisa ficar chateado se você não é muito fã desse tipo de comida. Saiba que alimentos preparados com carinho e capricho tem grande potencial para serem saborosos também. É uma questão de escolha e costume para ter uma vida mais saudável! Que tal tentar?

A boa notícia para os seu novo regime: Feijão é um alimento com baixo índice glicêmico. Viu? Os brasileiros já começaram bem.